DicasFree.com » Estudos » Quem inventou o computador

Quem inventou o computador

O primeiro computador foi feito pelos cientistas John Presper Eckert e John W. Mauchly, no ano de 1946 durante a segunda Guerra Mundial. Entre para ver detalhes .

     

Os computadores facilitam nossa vida em todos os aspectos possíveis. Por eles realizamos exames médicos e cirurgias, calculamos relações científicas e reações químicas antes que aconteçam, projetamos carros, aviões, casas, utilizamos para fazer os mais complexos sistemas econômicos, para entretenimento de variadas formas, assistir vídeos, produzir textos, ouvir músicas, ler conteúdo na gigantesca internet e muitos outros.Babbage_Difference_Engine

Mas afinal, quem terá sido o inventor desse conceito que mudou a história e o quotidiano do homem contemporâneo? Essa pergunta pode ter multiplas respostas e para isso será necessário um recuo no tempo a eras que talvez o leitor nem imagine que tenham a ver com o assunto em questão e com os computadores atuais.

O Primeiro Computador

Primeiro-Computador-do-Mundo

Máquina grega, século 2 a.C.

Uma descoberta atual no campo da história e arqueologia que por muito tempo fora um mistério para os cientistas acabou por conferir ao mundo o primeiro computador do mundo. Após um detalhamento da peça por meio de um potente aparelho de raios x, foi possível identificar seu interior e ter a ideia de seu funcionamento.

A máquina grega em questão, construída no século 2 a.C. era sofisticada, engenhosa e completamente funcional.  Utilizada para auxiliar a navegação com cálculos de eventos astronômicos, essa descoberta passou a permear o imaginário dos historiadores que tentam buscar mais evidências de que essas máquinas eram utilizadas em grande escala.

Por essa razão, a descoberta da máquina grega é considerada como o primeiro computador do mundo, não por apenas ser uma peça capaz de cálculos complexos e precisos, mas por nos abrir uma extensa visão de mundo diferente de como o homem utilizava esses conceitos para facilitar sua vida no século 2 a. C. e como isso é parecido com nossa época.

O Inventor do Computador Moderno

Charles Babbage

Charles Babbage

Muitos atribuem a invenção do computador ao inglês Alan Turing que desenvolveu e apresentou sua máquina na década de 30. Porém, pesquisas nos mostram que outra pessoa pode levar esse valioso prêmio histórico por ter mudado nosso mundo. O londrino Charles Babbage foi de fato o inventor do conceito que até hoje é seguido.

Em seus desenhos, anotações e cálculos, Charles Babbage projetava a construção de uma máquina semelhante a máquina que Alan Turing desenvolveria muitos anos mais tarde. Seguindo conceitos da computação básica, a máquina Babbage poderia ter sido a primeira (ou a segunda, contando a máquina grega) nesse seguimento caso fosse construída.

Aparentemente Babbage não a construiu por falta de recursos no século XIX, porém sua ideia foi considerada válida por historiadores e profissionais da área que vem estudando seus projetos atualmente. Um protótipo da máquina de Babbage esta sendo construído para fortalecer essa nova teoria e corrente que atribuirá a ele o valor histórico da invenção.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?