DicasFree.com » História » Quem foi Nelson Mandela

Quem foi Nelson Mandela

Nelson Mandela é hoje um dos mais importantes ícones de luta e resistência contra a segregação racial. Confira a história de seus feitos.

     

Nelson Mandela foi um dos mais importantes políticos do século XX e sua popularidade e feitos também foram levados para o século XXI. Hoje, ainda vivo, porém afastado de atividades políticas, Mandela descansa em sua velhice sabendo ter feito um dos melhores mandatos na África do Sul e ter sido influência para lutas contra o racismo e discriminação em todo o mundo.

Nascido na África do Sul, Mandela presenciou desde sempre o preconceito e a negação de oportunidades e direitos às pessoas negras de seu país. Resultado da colonização inglesa por séculos e do duro trato discriminatório e opressivo na coroa da Inglaterra e dos colonizadores locais, as etnias do atual território do país foram sendo massacradas e escravizadas.

As décadas se passaram e as intenções e o posicionamento político das elites brancas e inglesas continuara o mesmo. Isso se confirmou com a instauração do sistema de segregação denominado Apartheid – Separação – que negava uma grande parte de direitos a população negra e privilegiava a pequena população branca do país.

Nelson Mandela

Nelson Mandela

Mandela, formado em Direito, posicionou-se contra o apartheid desde sempre. Após sua implantação, criou e participou de movimentos e protestos contra o posicionamento político da segregação. Tendo de início a ideia de não incentivar conflitos armados, os massacres da população negra por parte do governo o fizeram mudar de ideia.

Após uma tentativa de boicote dos artigos militares e de organizar uma guerrilha, Nelson Mandela foi preso pelo governo por diversas acusações. Mesmo tendo recebido propostas para redução de pena – nesse caso, ele teria de abandonar a luta contra o apartheid -, Mandela preferiu permanecer preso para servir de exemplo para a resistência sul africana.

Como resultado de inúmeras pressões internacionais contra o apartheid e a favor da libertação de Mandela, ele finalmente foi libertado e junto a isso a população negra teve o direito de votar. Nas primeiras eleições onde a população negra pode votar, Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul e acabou com o apartheid em 1994.

Após sair da presidência do país, ainda continuou com seus trabalhos políticos contra a segregação em outros países e apoiando diversos movimentos parecidos. Atualmente, Mandela reconhece que está nos dias finais da sua vida e preferiu reservar o restante que lhe sobra para passar com a família.

Sem dúvida o legado de Nelson Mandela permanecerá na memória e na história não só do povo Sul Africano, mas também no mundo. Apesar das críticas a seu governo e a seu posicionamento político, tornou-se mito antes mesmo de morrer e conseguiu transcender a barreira da efemeridade. Hoje, Mandela é conhecido como um dos maiores ícones de resistência e luta.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?