DicasFree.com » Curiosidades » Quantos países existem no mundo

Quantos países existem no mundo

O mundo possui centenas de nacionalidades diferentes. Mas será que você sabe quantos países existem realmente? Clique neste artigo e confira.

     

Durante a história, a formação dos Estados soberanos foi bastante fluida e temporária. Apesar de muitas vezes nos referirmos a um local como sendo sempre um país atual, sua história quase sempre nos mostra uma séria de invasões, conflitos externos e internos, questões de herança real, dentre outros fatores que mudaram o nome, a extensão territorial e até mesmo influências culturais.

Isso nos remete à uma afirmação bastante convincente: o número de países hoje é muito diferente do número de países há 5 ou a 10 anos atrás, e se diversifica ainda mais quando recuamos em séculos atrás. Levando em consideração o próprio Brasil, durante a história, o território fazia parte de Portugal, mas após uma série de relações da nobreza, passou afazer parte da coroa espanhola (fato conhecido por União Ibérica), depois pertenceu ao império português novamente.

fronteiras definidas, moeda local e independência política são exemplos de fatores que definem em Estado Nacional (foto: reprodução)

Em 1808, o Brasil seria um Estado soberano com o nome de Império Unificado de Portugal, Brasil e Algarve. Mais tarde, em 1822 o Brasil tornou-se um Estado independente e soberano e em 1889, uma república federativa. Isso quer dizer que o Brasil só pôde ser reconhecido como um país a partir de 1822 ou mais precisamente, em 1825 com o reconhecimento de Portugal.

Em cada um desses períodos históricos, os limites territoriais da província (até 1808), do império unificado (até 1822), do império (até 1889) e da república (até os dias atuais) foram diferentes. Até hoje, várias questões políticas impedem o reconhecimento de alguns espaços geográficos e culturais como países soberanos. Essas questões todos os anos refletem na numeração dos países no mundo.

Quantos países existem atualmente?

Existem várias listas que confirmam a existência de centenas de países. Até mesmo as associações do comitê olímpico podem fornecer um número para a contagem, porém de forma diferenciada. Algumas representatividades esportivas são diferenciadas, mas advém de territórios pertencentes a outros países.

A ONU enumera os países com base em vários aspectos que, para essa organização, os definam como Estados Nacionais. Leva-se em consideração a existência de uma moeda, a soberania nacional, a sustentabilidade econômica, independência política, fronteiras demarcadas e o reconhecimento de outras nações, por exemplo.

Na contagem realizada no ano de 2013, a Onu reconhece 2 países na América do Norte, 8 países na América Central, 12 países na América do Sul, 5 países na Ásia Central, 9 países na Ásia Meridional, 5 países na Ásia Oriental, 11 países no sudeste asiático, 17 países na Ásia Ocidental, 18 países na África Oriental, 9 países na África Central, 6 países no norte da África, 5 países na África Austral, 16 países na África Ocidental.

Na Oceania 2 países, 4 países na Melanésia, 5 países na Micronésia, 3 países na Polinésia, 10 países na Europa Ocidental, 10 países na Europa do Norte, 14 países na Europa do Sul e 9 países na Europa Ocidental, totalizando a existência de 193 países. A lista completa da ONU você pode conferir clicando aqui.

 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?