DicasFree.com » Curiosidades » Qual a diferença entre poema e poesia

Qual a diferença entre poema e poesia

Poema e poesia são palavras diferentes e que muitas vezes são traduzidas como sendo a mesma coisa. Apesar disso, há alguma diferença entre um e outro? Confira essa curiosidade aqui no Dicas Free!

     

Uma coisa é certa: A grande maioria das pessoas gostam de ler um poema ao menos de vez em quando. Isso porque a linguagem poética alcança determinados sentimentos e efeitos que podem se transfigurar naquilo em que o leitor está passando enquanto lê os versos bem trabalhados da obra.

caneta

Além disso, o autor pode muito bem construir seu texto de forma com que a pessoa que o lê possa se colocar no lugar da personagem, experimentando o amor, a angústia, a solidão, o aconchego, a saudade, a dor, a vida e inúmeras outras experiências que a obra pode proporcionar.

A poesia trabalha com os sentidos e a mente. É a forma com que algo externo consegue unir duas partes tão importantes e tão distintas do corpo humano, de maneira rica, harmoniosa e consistente. Com certeza, uma categoria de arte que nunca será esquecida ou que nunca perderá seus encantos sobre as pessoas.

Poema e Poesia

Depois disso tudo você pode estar se perguntando: poema e poesia são a mesma coisa? Muitas pessoas utilizam um para traduzir o outro e isso não deixa de ser um pouco verdadeiro apesar de tudo. Porém, é importante saber claramente que um não pode representar o outro em sua totalidade.

Em tese, poema é o texto em si. A obra que o artista faz, contendo diversos elementos gramaticais e poesia. Isso mesmo, a poesia está dentro do poema e por isso se confunde tanto. O poema geralmente utiliza da sonoridade, das terminações de palavras, rimas, formatos, versos, estrofes e muitos outros.

A poesia é toda a linguagem que consegue transmitir o sentimento do belo a quem lê. São as palavras que unidas da maneira certa, conseguem transmitir a intenção do autor ao escrever o poema. Não só isso, a poesia pode ser encontrada tanto em poemas, como em tramas, textos, novelas, romances, entre outros gêneros.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?