DicasFree.com » Curiosidades » Pedras preciosas brasileiras mais valiosas

Pedras preciosas brasileiras mais valiosas

Confira neste artigo algumas pedras preciosas que só podem ser encontradas no Brasil. Mais informações sobre o assunto e algumas características sobre elas você acompanha no decorrer da matéria.

     

O Brasil possui uma longa história (pouco mais de 514 anos de existência), além de uma culturalidade riquíssima, plural e imensamente pulsante e transformadora. Por mutos séculos, nossa terra foi vista de várias formas, inicialmente como uma terra de mistérios, logo depois como um paraíso, um lugar para fazer fortuna e também para ter uma vida nova.

Fato é que desde a ocupação dos portugueses, o potencial dessa colônia já se fazia presente principalmente em riquezas naturais. Isso foi mais explorado principalmente durante meados do século XVIII para o XIX, no conhecido período ou ciclo do ouro no Brasil colônia. Durante esse período, a colônia brasileira foi a maior exportadora de pedras e metais preciosos do mundo.

Apesar da febre do ouro ter passado há alguns séculos, o Brasil ainda tem suas reservas minerais a serem garimpadas tanto para a coleta de ouro, como de outras pedras preciosas. Algumas dessas pedras só existem em território brasileiro, e agregam valores exorbitantes, configuradas entre as pedras mais valiosas do mundo.

Dom Pedro – Aquamarine

Dom Pedro (Foto: Reprodução)

A primeira pedra a figurar a lista de pedras brasileiras mais preciosas não entra pelo seu valor, apesar disso, acredite o valor é exorbitante,  mas pela sua incrível beleza nunca antes vista. A pedra Aquamarine pode ser encontrada em outros lugares do mundo, porém, o maior exemplar foi encontrado no Brasil e recebeu o nome de nosso antigo imperador, Dom Pedro.

A pedra bruta foi lapidada pelo joalheiro alemão Bernd Munsteiner, que escolheu o formato ideal para ela. Atualmente, a Aquamarine Dom Pedro está em exposição em um museu de Washington, nos Estados Unidos.

Esmeralda da Bahia

Esmeralda Bahia (Foto: Reprodução)

Essa peça encontrada no Brasil, possui um exorbitante valor agregado em cerca de 700 milhões de reais. O motivo? Basicamente, a peça é uma pedra que possui uma enorme  quantidade de esmeraldas verdes na parte interna e externa, pesando aproximadamente 300 quilos.

Atualmente a Esmeralda Bahia está também nos Estados Unidos mas não possui dono. Isso aconteceu devido a disputas judiciais ainda não resolvidas entre pessoas que alegam serem os donos da preciosidade.

Turmalina Paraíba

Turmalina Paraíba (Foto: Reprodução)

Atualmente uma das pedras mais preciosas do mundo e que se tornou moda entre os milionários, a Turmalina Paraíba. Trata-se de uma pedra de coloração azul única, brilho incomum e de uma pureza digna dos contos e fadas. Fato é que essa pedra realmente possui tais artifícios, sendo comercializada em vários países da Europa.

A Turmalina Paraíba só pode ser encontrada, até onde se tem notícia, no Brasil,  mais especificadamente no Estado da Paraíba. Para se ter uma ideia, uma única grama dessa turmalina (cerca de 5 quilates) vale entorno de 1 milhão de reais.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?