DicasFree.com » Variados » Óleo para transformador

Óleo para transformador

Os transformadores são equipamentos usados para diferentes funções, também tem tamanhos e modelos diferentes, dependendo apenas de onde será usado. Para saber mais informações sobre, clique aqui!

     

Antes de entendermos corretamente para que funciona o óleo para transformador, precisamos entender o que é um transformador e porque se faz necessário o óleo. A partir desses pormenores, será então possível entender corretamente qual é o verdadeiro papel do óleo.

Transformador

Os transformadores, são equipamentos que tem como principal objetivo, converter a tensão de uma determinada corrente alternada. Segundo os estudos, a melhor lei que explica seu funcionamento é a Lei de Faraday, essa mesma lei afirma que um circuito quando atravessado por um campo magnético é gerado então, uma determinada corrente elétrica.

transformador

Foto: Reprodução

Existem inúmeros modelos de transformadores. Alguns são bem básicos e são compostos apenas de Enrolamentos e seu Núcleo. Esses Enrolamentos são compostos por diversos espirais de fio, e todos juntos passam pelas correntes elétricas necessárias, fazendo com que o mesmo tenha uma atividade funcional.

Óleo

Todos os óleos para transformador são isolantes. Ou sejam, eles fazem o papel de cola, para unir determinados pontos de um transformador de forma geral. Os óleos são compostos totalmente de materiais orgânicos, de baixa viscosidade. Esses então, funcionam como isolante e drielétrico. Também como disjuntores, capacitadores e condutores.

De todos os objetivos tidos em si, o óleo tem como principal objetivo, esfriar o transformador, isso porque o aquecimento tido pelas correntes durante todo o processo, pode fazer com que o equipamento entre em pane. Ele também, evita que haja o rompimento das resistências elétricas.

Características

  • Conduzir térmicamente
  • Isolar elétricamente
  • Baixa viscosidade
  • Maior estabilidade térmica
  • Baixa reatividade química
  • Resiste ao fogo

O óleo é feito a base de petróleo e sua qualidade depende de qual material será usado em sua composição. É acompanhado de hidrocarbonetos, que podem ser encontrados em diversos materiais como o naftênico. Cada hidrocarboneto pode ser feito a base de diferentes matérias. Tornando assim, diferente a fórmula.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?