DicasFree.com » Variados » O que é liturgia das horas?

O que é liturgia das horas?

A Liturgia das Horas é uma tradição católica importantíssima para quem está inserido nesse imaginário religioso. Entenda o que a liturgia clicando no post.

     

A Igreja Católica Apostólica Romana é uma instituição religiosa milenar, fundamentada e embasada nos preceitos de Jesus Cristo e nas contribuições romanas, local onde a religião tomou força para se expandir. Devido a extensa abrangência territorial em que essa religião se espalhou, o catolicismo coleciona tradições, ritos e significados regionais em todo o Ocidente.

No Brasil, a igreja católica exerceu grande influência desde os tempos da colônia, pois Portugal era um dos países mais importantes a apoiar o catolicismo na Europa após as reformas protestantes. O mesmo aconteceu em todas as colônias espanholas no Novo Mundo, contribuindo para uma pluralidade cultural sem tamanho no continente americano.

Liturgia das Horas

Liturgia das Horas

Liturgia das Horas

Uma das tradições fundamentais da igreja católica é a liturgia das horas. Obedecendo a prerrogativa bíblica de “orar sem cessar”, a liturgia é basicamente uma maneira de engrandecer a Cristo e aos santos a qualquer hora do dia, ou em horários pré combinados pelo fiel para com seu compromisso cristão.

Um outro nome que a liturgia das horas recebe é o ofício divino. Essa denominação explica um sentido mais filosófico para essa ação de fé. A palavra “ofício” vem diretamente da palavra “Opus”, latim, que significa “Obra”. O ofício divino então é o real ofício, a obra de Deus que deve ser realizada a todo e qualquer momento.

Dessa forma, paralisar toda a correria do dia, interromper uma parte de seu ofício para exercer a verdadeira obra de Deus, é o real sentido da liturgia das horas. A liturgia também é conhecida por ser a oração comunitária ou pública da igreja católica, que proporciona e estimula uma maior aproximação dos salmos, dos hinos e ladainhas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?