DicasFree.com » Depoimentos » Modelos de poema ao pai

Modelos de poema ao pai

Confira nesse artigo como fazer um bom poema para dedicar ao seu pai em qualquer data especial que quiser.

     

Os poemas sempre foram uma das melhores formas de se expressar sentimentos para alguém para com algum ideal. O conjunto de simbolismo e funcionalidades efetivas do emprego correto das palavras, a entonação, rimas e a estrutura na composição poética são capazes de transmitir uma série de mensagens que podem ser interpretas e re interpretadas e segundas leituras.

Esse grande aspecto positivo como também a liberdade no amplo campo de abrangência poética, proporcionou a vários pensadores e poetas brasileiros o terreno mais propício para a escrita dos mais lindos e significativos poemas do país.

Você também pode usar de todos esses aspectos a seu favor e compor um poema para quaisquer coisas. Hoje, daremos dicas de como fazer um poema para o pai.

pai

Escrevendo o Poema

Em primeiro lugar, é bom logo escolher qual o tipo de linguagem que será utilizada. Os poemas não precisam ser escritos em linguagem culta, pois há uma série de sentimentos e sentidos particulares que talvez só possam ser explorados na linguagem popular. Ou seja, tente ver qual tipo de linguagem fará mais sentido no contexto que será criado para o seu pai.

Depois disso, defina se seu poema explorará as rimas com sentido ou se concentrará mais na mensagem da grafia correta das palavras. Muitas vezes as rimas trazem imensos sentidos, mas elas também podem apenas embelezar o que o não faz tanto sentido. Desse modo, tente ver em qual desses aspectos você se encaixa melhor.

O poema pode explorar o que  você quiser. É possível falar da importância de seu pai em sua vida, ou porventura da falta que ele faz. Pode-se afirma o que ele tem feito, as qualidades, situações internas que provavelmente marcaram sua vida ou até mesmo do quotidiano dele de uma forma cômica e divertida ou seria e idealizada.

Seja qual for a seu escolha em cada quesito, o que realmente importa é o efeito que tudo isso causará ao ser lido. Lembre-se: a arte é o efeito. Procure transitar entre os sentimentos importantes, coisas que ele e você gostam, tudo para que faça o maior sentido possível. Imagine-se como se ele estivesse lendo toda vez que completar uma parte.

Exemplos de Poemas 

Para explorar suas ideais, darei alguns pequenos exemplos de poemas que poderão auxilia-lo na produção de seu próprio. segue abaixo:

Explorando sentimento de saudade

Chega de saudade… Chega de acordar e não vê-lo as pressas com imensa calma

Olhando no espelho a barba feita e os pesados, sonolentos e dispersos

Chega de saudade… De fingir que ainda durmo só para ganhar o beijo na testa

E ouvir o “te amo filho(a)” que jurava não saber que eu escutava

Chega de pensar que não mais verei os churrascos dos almoços de domingo

E que não escutarei as prosas, as cantigas e assuntos proferidos com tão afinco

Chega de saudade…

Explorando o quotidiano

Todo dia, claro dia, com afinco se levanta

Deixa a cama que se ame, pois mais tarde a amarás

Ligue a ducha mas não durma mesmo que a vontade pese

Deixe a água quente ao rosto resolver o que te impede

Vista a roupa e se prepare pois é hora de ir embora

De mansinho e educado respeitando a quem não acorda

E do trabalho esforçado, não se esqueça de voltar

Tua vida e tua família te esperam pro jantar

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?