DicasFree.com » História » Mar Morto

Mar Morto

O Mar Morto é uma das reservas de água mais famosas da região do Oriente Médio, também conhecido pelas passagens bíblicas. Saiba mais desse lugar clicando no post.

     

O Mar Morto nem sempre teve esse nome tão agressivo. Acredita-se que essa denominação tenha sido dado no século 2 depois de Cristo e que antes, o grande lago era chamado de Mar Salgado ou Mar de Arabá. Até mesmo nos próprios escritos bíblicos é possível achar essas denominações, principalmente no Velho Testamento.

Esse grande lago situa-se entre os países de Israel e Jordânia e recebe água do famoso Rio Jordão, o mesmo rio onde Jesus Cristo teria sido batizado por João Batista.

A quantidade de água do Mar Morto tem diminuído com o passar dos anos devido a extração de água do Rio Jordão por Israel e Jordânia, por ser a principal fonte de água potável da região.

Turista flutuando no Mar Morto

Turista flutuando no Mar Morto

Tamanho do Mar Morto

O lago é imenso, possuindo cerca de 1000 km², estendendo-se por mais de 80 quilômetros e com uma largura de cerca de 18 km. A denominação “morto” com certeza fora atribuído pela inexistência de vida animal no lago. Hoje em dia, sabe-se que poucas bactérias podem sobreviver e também uma espécie de coral específico da região.

Qual a concentração de sal no mar morto  ?

A impossibilidade de vida animal no lago se dá devido a grande concentração de sal em suas águas. A água do mar morto é mais salgada do mundo, sendo cerca de 10 vezes mais salina que a água dos oceanos.

Essa incrível concentração de sal permite a extração do mineral – como é feita atualmente – e também que o coeficiente de flutuabilidade seja bem maior. Isso permite que as pessoas simplesmente flutuem nas águas sem qualquer esforço.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?