DicasFree.com » Animais » Lista de animais em extinção no Brasil

Lista de animais em extinção no Brasil

Os animais em extinção estão cada vez mais comuns em território brasileiro. Para entender um pouco melhor sobre tal fato ocorrido, acompanhe este artigo aqui no Dicas Free.

     

Animais em extinção no Brasil

Os animais em extinção são cada vez mais comuns no Brasil. Existe um mapa feito pelo IBGE que consta animais de várias espécies, classificados em anfíbios, mamíferos e répteis. Existe em média cerca de 100 animais em extinção, classificados de diferentes formas e habituados no meio ambiente de maneira única.

A distribuição geográfica destes animais está concentrada em todo território brasileiro. Seus nomes geralmente são conhecidos popularmente e se classificam em extinção baixa, média ou alta. Dentre os animais na mesma situação, o caso mais crítico que encontramos é do Phrynomedusa fimbriata.

Também é chamada de perereca. Era encontrada com frequência nos arredores de Santo André, em São Paulo, precisamente em Paranapiacaba. Apesar de várias publicações feitas pelo IBGE relacionadas sobre a extinção de animais, nunca houve uma considerável queda do percentual de desaparecimento dos mesmos.

Principais animais em extinção no Brasil

Mamíferos

Leopardo – O Leopardo é também muito conhecido como onça-do-cabo-verde. Ele é como um leão e está precisamente classificado como um dos felinos do gênero Panthera. Costumam ter cerca de 1,25 de altura e 1,65 de comprimento. Seu peso pode variar entre 60 e 90 quilos.

Peixe-boi – Também conhecido como vacas-marinhas, o peixe boi é um animal totalmente diferente dos demais mamíferos que vivem em superfícies aquáticas. Faz parte da família triquequídeos, tem um corpo levemente arredondado e um aspecto parecido com as morsas.

Onça-Pintada – Seus nomes populares variam de acordo com a região em que for encontrada, muito conhecida como pintada, onça-verdadeira, jaguar, entre outros. É um mamífero da família Felidae, carnívora, encontrada em todo complexo das Américas, não apenas no Brasil.

Mamíferos

Aves

Ararinha-azul – Fazendo parte da família Psittacidae, a ararinha-azul é um dos símbolos do Brasil. É totalmente endêmica no Brasil e possui uma coloração azul com parte de seu bico amarelo. Segundo as pesquisas, é a única ave descrita para o gênero Cyanopsitta.

Papagaio – O papagaio é um animal da cor do Brasil e que possui ótimo contato com os humanos. Também pode ser chamado de louro, ajuru, jeru, juru, entre outros (de acordo com a região brasileira). Se encontra na família Psittacidae e seu gênero é o Amazona.

Rolinha – Uma ave urbana de coloração opaca, a rolinha possui traços da família dos pombos, Columbidae. Contudo, seu gênero está classificado como Columbina. É encontrada em praças ou ambientes de grande movimentação. Também conhecida como pomba-de-buckley.

Tucano-de-bico-preto – O tucano-de-bico-preto possui traços amarelos na região de sua face que o diferencia das outras espécies de tucanos. Está na família Ramphastidae, com base no gênero Piciformes. Seu papo costuma ser o destaque em sua pelugem.

Aves

Répteis

Tartaruga-marinha – As tartarugas marinhas, embora possuam esses nomes, não tem vida ativa somente no mar. Elas são constituídas de maneira muito peculiar, possuindo sete espécies distintas dentro do seu gênero, todas essas estão ameaçadas de extinção.

Jacaré-de-papo-amarelo – O jacaré-do-papo-amarelo (vulgo nome) está localizado em todo território brasileiro. Seu habitat natural é encontrado próximos a rios, barragens, lagos e (sempre) dentro das florestas tropicais. O animal prefere áreas baixas, com pouca luz. Vivem em média 50 anos.

Tartaruga-de-couro – Essa é uma das maiores espécies de tartarugas encontradas em território brasileiro. Possui outros nomes populares como tartaruga-de-cerro, tartaruga-gigante e tartaruga-de-quilha. Sua aparência é extremamente diferente das demais tartarugas e também sua fisiologia de forma geral.

Répteis

Os animais ameaçados de extinção podem sofrer interrupção de procriação devido a vários acontecimentos. Um deles (que mais leva animais em extinção hoje em dia) é o desmatamento excessivo acompanhado do tráfico de animais, poluição e predadores. Outro motivo comum é a não adaptação desses mesmos animais em territórios diferentes.

No Brasil, existem milhares deles extintos e propensos a tal fato. Contudo, diversas pesquisas são feitas na tentativa de salvá-los pouco a pouco. Nos últimos anos ocorreram os maiores registros de extinção no país, fazendo com que o sistema natural do meio ambiente se desequilibrasse.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?