DicasFree.com » Escolar » Estrutura geologica e relevo do Brasil

Estrutura geologica e relevo do Brasil

Entender como é a estrutura geológica do Brasil e seu relevo é essencial para os estudos em geografia na escola e em outras áreas do saber. Saiba mais informações a respeito do tema, clicando no post.

     

Cada lugar no mundo é resultado de milhares de anos de transformações geológicas, normalmente influenciadas pelas mudanças climáticas, vulcanismo, terremotos, entre outros fenômenos naturais de nosso planeta. As paisagens que hoje conhecemos bem já foram muito diferentes no passado e continuam a se transformar a todo o momento.

Entendemos como Estrutura Geológica a estrutura das rochas presentes em um determinado terreno, normalmente sobrepostas em camadas rochosas, influenciadas por vários fenômenos naturais. Os níveis de importância dessas estruturas vão varias de acordo com os minerais que se pode encontrar nelas.

Esquema de relevo do Brasil pelo IBGE

Esquema de relevo do Brasil pelo IBGE

Estrutura Geológica do Brasil

No Brasil, a estrutura geológica não recebe influências de agentes transformadores muito abruptos. Isso porque nosso país está compreendido na zona tropical e não possui demasiada atividade interna como o vulcanismo, dobramentos e terremotos. Cerca de 36% do país está abrangido pelos Escudos Cristalinos e 64% pelas Bacias Sedimentares.

Para melhor compreensão, expliquemos o que são os chamados escudos cristalinos e também as bacias sedimentares.

Escudos Cristalinos

São estruturas rochosas compostas por rochas cristalinas, normalmente magmáticas e metamórficas, com a aparência e estrutura rígida, de alta resistência, além de apresentar idades bem avançadas desde a era paleozoica e pré cambriana. Essas rochas originam em suas influências as depressões e os relevos planálticos.

Bacias Sedimentares

Estruturas normalmente datadas das eras paleozoica, cenozoica e mesozoica, as Bacias Sedimentares são o acúmulo dos sedimentos de várias rochas que original não só os planaltos, mas também as planícies e depressões.

Relevo brasileiro

Acreditava-se que o relevo brasileiro era basicamente constituído em sua maioria por imensas planícies. Estudos mais recentes apontam que as planícies correspondem apenas a um quinto de todo o território brasileiro e que as estruturas geológicas acabam por formam mais planaltos, depressões, chapadas e serras no território.

Isso se deve porque, distinguir planície de planalto não está apenas em averiguar sua altitude, e sim os processos em que ambos foram formados. No Brasil, grande parte das planícies são na verdade relevos e planaltos em sedimentação. Outras áreas planas são relevos anda em processo de construção, ou seja, tendem a se transformar em planaltos com os anos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?