DicasFree.com » Variados » Doenças relacionadas a água resumo.

Doenças relacionadas a água resumo.

A água pode apresentar estágios de contaminação onde seu consumo possa trazer vírus e bactérias prejudiciais ao ser humano. Veja as principais doenças trazidas pela água.

     

Água não tratada pode ser extremamente prejudicial ao homem.

O principal elemento para formação da vida como a conhecemos é a presença de água líquida e limpa. Esse elemento importantíssimo constitui 60% do corpo humano e não podemos 4 dias sem ingerir água ou líquidos que contenham água. Essa necessidade essencial e básica para a vivência humana também pode ser a porta de entrada para sua morte ou para vários dias em um hospital.

Além de vida, a água também pode transmitir ao ser humano algumas doenças que se não tratadas podem levar o indivíduo a óbito. A falta de saneamento básico, esgotos a céu aberto, enchentes urbanas e o consumo de água não tratada e fonte duvidosa são os principais motivos para que água fique contaminada e possa trazer doenças infecciosas aos seres humanos.

Comunidades essencialmente carentes são as mais afetadas por esses diagnósticos por não terem acesso a estrutura de qualidade e básica mesmo nas grandes cidades. Geralmente crianças correm mais risco de contrair e falecer das doenças trazidas pela água. As principais doenças dessa lista, são Diarréia Infecciosa, Cólera, Hepatite, Leptospirose e Esquistossomose.

A Diarréia infecciosa é ocasionada por micróbios e bactérias trazidas pela água ou alimento e consiste na perda de água, mal funcionamento do intestino e defecação constante com aspecto mole ou pastoso. Geralmente é tratada co soro caseiro e bastante líquido para evitar a desidratação. Não é recomendado parar de se alimentar nesse período.

A Cólera é provocada por uma bactéria que, semelhante a Diarréia Infecciosa, é transmitida principalmente pela água e por alimentos. A bactéria ataca o intestino e provoca perda excessiva de água. A pessoa tem sintomas como diarréia abundante, náuseas, vômitos, cãibras e dores abdominais. Se não for diagnosticada e tratada rapidamente, o indivíduo pode vier a óbito em um dia.

A Hepatite é uma doença que derruba o indivíduo com cansaço e sintomas parecidos com o da gripe, só que mais potentes. Geralmente o indivíduo adquire aspecto mais amarelado. A doença pode ser causada por alguns tipos de vírus que atacam diretamente o fígado. A pessoa deve ficar em repouso e receber a medicação necessária indicada por um médico.

A Leptospirose é causada por ação de bactérias provenientes da urina de roedores e torna-se comum depois das enchentes urbanas. Os sintomas são diversos como febre alta, olhos amarelados ou vermelhos, dores abdominais, Vômito, diarréia, dor de cabeça, calafrio e o desenvolvimento de meningite se não for tratada com rapidez.

A Esquistossomose é provocada pelo verme Esquistossomo que se desenvolve na água e no intestino dosa caramujos. Ele entra no corpo humano através de fissuras feitas na pele em contato com a água de rios, lagos ou poças contaminadas. Provoca emagrecimento, barriga d’água e diversos problemas em outros órgãos humanos. Deve ser tratado com medicamentos específicos e observação médica.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?