DicasFree.com » Curiosidades » Diferença do voto nulo e branco

Diferença do voto nulo e branco

Nessas eleições, saiba como votar corretamente e o significado do voto nulo e branco. Clique e confira!

     

O Estado Democrático de Direito que vivemos atualmente na República Federativa do Brasil nos permite votar, mesmo que obrigatoriamente, para escolher nossos representantes e líderes políticos por um período de tempo. O voto é a maneira de exercer a democracia por excelência, cabendo a cada indivíduo social refletir sobre o futuro de seu país e aplicar suas convicções políticas nas urnas.

Esse ano os cidadãos brasileiros precisam votar para elegerem os deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e o presidente da República. Se você já tem seu o candidato para cada categoria política e não sabe ao certo como votar, não se desespere! Nós aqui do DicasFree preparamos um guia fácil para você aprender tudo o que precisa saber na hora de votar.

Branco, Vermelho e Verde

Depois de haver escolhido os candidatos para as cinco categorias políticas desse ano, recomendamos que você imprima ou escreva uma “colinha” para não se esquecer, afinal, são muitos números. Quando chegar na urna, você se deparará com um teclado numérico e três teclas logo abaixo com as cores branco, vermelho (ou laranja) e verde.

Branco, vermelho, verde (foto: reprodução)

Voto em Branco

Se apertar no branco, você direciona o seu voto para a legenda que estará ganhando. Por exemplo, se você apertar “branco” na categoria de senador, você estará dando o seu voto para o senador que estiver liderando no número dos votos. A tecla vermelha servirá para corrigir caso você tenha errado o número na hora de digitar.

Por fim, a tecla verde confirma o seu voto. Quando pressionada, um som rápido de bipe característico tocará e a categoria seguinte para o voto aparecerá na tela.

Ordem dos votos

A primeira categoria que aparecerá para receber o seu voto será a de Deputado Estadual. O candidato deverá ter 5 dígitos. A segunda, Deputado Federal, com 4 dígitos. Para senador são 3 dígitos. Para governador são dois dígitos e por fim, para presidente, também dois dígitos.

Voto Nulo

Caso você pretenda votar em nulo, ou seja, anular o voto permanentemente (não confunda anular com votar em branco), basta digitar dois zeros e apertar a tecla verde (confirma).

Agora que você já sabe de tudo que precisa para votar, basta apenas pensar bem nas escolhas dos seus candidatos e partir para votação no domingo. O futuro do país está em suas mãos!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?