DicasFree.com » Bebê » Desenvolvimento motor de um bebê

Desenvolvimento motor de um bebê

Confira as informações sobre o desenvolvimento motor de um bebê que passa por fases lentas, mas significativas para o seu crescimento.

     

O ser humano possui o desenvolvimento motor mais lento entre os seres vivos existentes. Comparado-se com às outras espécies animais, o ser humano possui essa diferença porque o seu cérebro quando criança, está sendo programado para atividades complexas, que relacionam linguagem, raciocínio e um amadurecimento das emoções. Já os animais, em sua formação se preparam para realizar tarefas básicas, como emitir seus sons, lutar e caçar para manter sua sobrevivência.

desenvolvimento motor bebê

O desenvolvimento motor do bebê segue por fases de alguns meses.

Analisando a área motora do desenvolvimento humano, é correto afirmar que a maioria do que um adulto necessita para viver, ele adquire instruções durante o primeiro ano de vida, nos 12 meses em que a vivencia as origens dos movimentos fundamentais. Antigamente, os médicos recomendavam que a criança recém-nascida ficasse totalmente encoberta, uma vez que a mesma nasce com pele rígida e todas as outras questões de sensibilidade de um bebê. Essa prática acaba limitando os movimentos e por consequência o desenvolvimento da criança.

Com o passar do tempo, muitos estudiosos observaram que alguns dos movimentos motores da criança se inciam de acordo com a motivação que recebem, ou seja, com a interação dos pais, que conversam, brincam e dão brinquedos para distrair o bebê, também acabam estimulando esse desenvolvimento. Por isso que muitas crianças da atualidade começam a andar e falar mais cedo comparando-se a antigamente. Lembrando que cada criança possui um ritmo de desenvolvimento, um bebê pode andar com 10 meses e outro com 1 ano e 2 meses.

desenvolvimento motor bebe

O estímulo e motivações feitas pelos pais contribuem para aumentar o desenvolvimento motor do bebê.

Essa diferenciação de período não define um ou outro como mais ou menos inteligente, envolve outras questões relacionadas a propriedades do próprio gene e são naturais. Estudos apontam que os bebês meninas possuem uma aceleração maior de desenvolvendo do que os bebês meninos e isso se estende ao longo de sua adulta. Cada fase da criança representa um passo dado em seu desenvolvimento e a área motora está ligada à todas as outras ramificações desse processo do crescer.

  • Entre a idade de 1 e 3 meses, a criança começa a sorrir e repete alguns movimentos e expressões faciais dos adultos com quem convive.
  • Entre 4 e 7 meses já consegue ficar sentado, pois sua estrutura corporal antes rígida já está ficando flexível. Também fica de pé, se apoia, sustenta o peso do corpo com as pernas e consegue transferir objetos de uma mão para outra.
  • Até 1 ano, fica em pé e pode conseguir realizar alguns passos sem apoio. Após esse período, facilmente irá aprimorar suas habilidades motoras, podendo correr, chutar, subir e descer alguns locais, segurar e levar objetos na boca e etc.

Quanto mais se relaciona com o ambiente em que está, e fazendo certos movimentos, como os pegar objetos, se locomover, mais a criança vai estabelecendo bases significativas para o seu raciocínio abstrato, além de promover melhor todos os seus

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?