DicasFree.com » Gravidez » Como tratar gengivite na gravidez?

Como tratar gengivite na gravidez?

A gengivite durante a gravidez é comum e para saber mais sobre o problema e como tratá-lo de maneira eficaz, confira neste artigo.

     

Gengivite na gravidez

A gengivite durante a gravidez é normal. Isso ocorre devido as grandes alterações hormonais no corpo da gestante durante essa fase. O tratamento pode ser feito especialmente através de idas ao dentista. Esse terá que fazer uma limpeza dentária periódica, além de indicar medidas especiais para a limpeza bucal em casa.

A placa bacteriana encontrada na gengivite será eliminada, além disso, as chances de haver novamente a sua reconstituição é mínima. Contudo, nesses casos é comum que você continue apresentando sensibilidade nas gengivas e também que a inflamação presente não suma repentinamente.

A gengivite é um problema muito comum durante a gravidez

Gengivite durante a gravidez (Foto: Divulgação)

O sangramento continua, porém ele não estará relacionado a placa bacteriana e sim á alteração de hormônios que prosseguirá. Os médicos orientam que antes de engravidar (se for a intenção) procure um dentista e comece a fazer a limpeza quinzenalmente, para evitar que o problema se agrave durante a gravidez.

Em alguns casos, o uso da escovação e do fio dental após as refeições, podem ser o suficiente para manter  boca saudável. Em outros casos é necessária ajuda médica. Por indicação, é interessante que a mulher faça duas visitas ou mais, durante o período de gestação, ao dentista.

No segundo trimestre de gestação faça a primeira visita para garantir que a doença não se desenvolva mais á frente. Além disso, o enjoo será menor e o peso na barriga ainda não será desconfortável.  Seu dentista poderá recomendar um creme dental para dentes sensíveis, pois este ajuda diminuir o sangramento.

Com  o nascimento de seu filho você deverá retornar ao médico e certificar de que não há mais resquícios da gengivite. Se houver, o tratamento poderá ser feito corretamente sem riscos á mãe ou ao bebê. Também poderá identificar problemas com cáries, solucionando assim através da obturação ou do canal.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?