DicasFree.com » Estudos » Como se preparar para o vestibular de medicina

Como se preparar para o vestibular de medicina

O vestibular de medicina é o mais concorrido em diversas universidades do país e por isso, bons estudos são essenciais para o ingresso nesses cursos. Saiba como se preparar para o vestibular do curso.

     

O vestibular é um dos piores pesadelos de todo o estudante. Isso porque, atualmente ingressar em uma universidade pública é indispensável para um bom currículo e para a aquisição de um bom emprego em quase todas as áreas.

O curso de Medicina é o mais concorrido nas principais universidades do país, por se tratar da garantia de uma profissão respeitada e com boa remuneração no mercado de trabalho. Por conta disso, milhares de brasileiros sonham em cursar medicina e para isso dedicam muito de seu tempo nos estudos.

Medicina é o curso mais concorrido

Medicina é o curso mais concorrido

Apesar disso, existe um meio para se passar no vestibular para Medicina? Alguns especialistas e alunos que conseguiram essa façanha dão as dicas que precisamos para alcançar nossos objetivos. Confira.

Objetivo

Em primeiro lugar, é importante que o candidato tenha objetivo e foco. Se Medicina for o curso que ele mais quer em sua vida, ele tem que estar disposto a correr todos os riscos e enfrentar todas as dificuldades que possam surgir durante a preparação.

É importante salientar que será necessário abdicar de muitos elementos da vida social para poder compor sua rotina de estudos. Portanto, saiba que redes sociais, saídas para a baladas e bares, namoros e outras coisas devem ser severamente diminuídos ou sacrificados. Atividades que consumam o seu tempo de forma periódica como academia devem ser dispensadas por ocuparem muito tempo e potencialmente atrapalharem a rotina.

Rotina de Estudos

A Rotina de Estudos o ajudará a sempre estar se preparando para o dia da prova. Muitas pessoas costumam fazer um ou dois cursos preparatórios. O mercado está cheio deles basta pesquisar e escolher o melhor que atenda sua disponibilidade financeira. É recomendado que o candidato faça ao menos um curso para reforçar as idéias e garantir boas explicações.

Uma ótima forma de treinas especificadamente é respondendo as provas de vestibulares anteriores da instituição que você deve prestar vestibular. Essas provas estão disponíveis nos sites das instituições de ensino, geralmente com fácil acesso. É importante também, cronometrar o tempo que você demora para resolve-las, principalmente as redações, para que no dia da prova dê tudo certo. Essas dicas geralmente são dadas nos cursinhos de pré vestibular.

As rotinas para o ingresso nesse curso devem ser relativamente longas. Além do cursinho, é importante estudar cerca de 5 horas por dia ou mais se o candidato suportar. Isso ajudará a sempre rever a matéria que está sendo dada e nunca deixar que ela se acumule. Além disso, o aluno pode procurar por novos conteúdos e assistir a vídeo aulas na internet, fato que aumentará ainda mais a eficiência em sua preparação.

Disciplina e Distração

Para aguentar as cargas horárias de estudos, é necessária muita disciplina. Para isso, todos os elementos que possam atrapalhar o candidato devem ser evitados sempre. O candidato não deve se deixar vencer pela preguiça ou pelo cansaço corriqueiro. Deve ter em mente que cada dia uma meta deve ser cumprida por ele.

Após o cumprimento da meta, o restante do dia pode sim ficar livre para descansos ou atividades. Muitos alunos que passaram no vestibular para medicina recomendam ter os momentos de distração e relaxamento para que todo o esforço seja recompensado e válido. Ir ao cinema, sair com os amigos uma vez na semana e jogar vídeo game são exemplo. Porém, essas coisas devem acontecer de forma muito mais reduzida que antes.

Determinação e Perseverança

O candidato deve estar ciente que as chances de passar na primeira tentativa não são muito grandes. Se por acaso não for aprovado, o foco deve ser mantido e os estudos devem continuar em suas rotinas naturais. A prática leva a perfeição e logo você terá a chance de fazer a prova novamente.

Não fique triste se você não passar nas primeiras tentativas. As provas de vestibulares não são feitas para “testas seus conhecimentos” e sim para eliminar o maior número de pessoas possível. Então, não se sinta culpado por não passar, apenas retorne ao ponto inicial e prossiga com mais força e determinação.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?