DicasFree.com » Português » Cansado ou cançado?

Cansado ou cançado?

A escrita, é uma parte importante da nossa vida. Ela faz parte do trabalho da maioria das pessoas, embora muitas pessoas confundam letras e escrevam ortograficamente errado. Para saber mais sobre o “s” e o “ç” usado na palavra “cansado”, acompanhe este artigo.

     

Cansado ou cançado?

As palavras da língua portuguesa, tendem a sempre nos confundir na hora da escrita. Algumas pessoas trocam “r” por “rr”, “s” por “ss” e até “ç”, mas com pequenos hábitos você poderá mudar sua forma de escrever e fugir dessas terríveis confusões feitas em nosso cérebro na hora de redigir.

Antes de mais nada, para compreender a maneira correta de uma escrita, você precisa observar o verbo fundador da mesma. Por exemplo, temos então a palavra CANSADO. Se observarmos seu verbo genuíno, estará escrito com a letra S, que faz o som de  na palavra.

Cansado ou cançado?

O Ç só é usado, em palavras cujo verbo fundador está para Ç. Entenda:

Verbo – palavra – adjetivo

Cansar – cansaço – cansado.

Observe que até o segundo A da palavra, todas elas foram escritas iguais. O que esteve depois disso, é relacionado a alguma área do português, como presente/futuro/passado ou adjetivo/substantivo. Em toda a língua portuguesa, não há indícios (até mesmo dentro da nova ortografia) da existência da palavra CANÇADO, com “Ç”.

Frases exemplificadoras

  1. Marcos andou bastante, ele está cansado.
  2. Eu estou cansada disso aqui.
  3. Estive cansado, mas já me recuperei.
  4. Provavelmente mais tarde estarei cansado.

A escrita correta de quaisquer palavras que se derivem do verbo “cansar”, só podem ser escritas com a letra S. Ela é a letra que forma o verbo, a palavra genuinamente e todos substantivos e adjetivos.

Além de observar o verbo da palavra para a escrever corretamente. Ler diariamente é um dos melhores hábitos para evitar a escrita errada. A prática da leitura, ajuda a estimular o cérebro e faz com que não esqueça a forma de escrever, das palavras lidas no decorrer do tempo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?