DicasFree.com » Saúde » Benefícios do milho

Benefícios do milho

Descubra agora as inúmeras vantagens em se consumir o milho, um cereal repleto de nutrientes e benéficos para o organismo. Veja agora.

     

O milho é um cereal muito conhecido em diferentes partes do mundo, no Brasil, é um dos principais produtos agrícolas cultivados para a comercialização. Além disso, é um importante ingrediente relacionado à cultura brasileira, mais precisamente dentro dos costumes das cidades do interior, como as famosas festas juninas e suas inúmeras receitas típicas.

Dentre as especialidades, são feitos com o milho, o cuscuz, a pamonha, curau, bolos, e o milho propriamente em espiga. O grão ainda é utilizado em outros preparos, saladas, tortas, arroz, refogados, lanches, famoso cachorro quente, entre outros. Seja consumido puro, cozido, assado ou como ingrediente culinário, o milho é uma importante fonte de benefícios para a saúde humana.

Propriedades do milho

produtos de milho - Derivados do milho

Existem inúmeras receitas que são preparadas com milho.

Por ser conservado em sua propriedade, o milho é rico em fibras e energia, essencial para contribuir na eliminação das toxinas do organismo. Apesar de existirem inúmeras variedades de milho, todos os tipos são ricos em vitamina C, vitamina A e E, excelentes para dar brilho e vitalidade para a pele, cabelos e unhas. Contém ainda uma quantidade suficiente de fibras capazes de evitar várias doenças digestivas – prisão de ventre, hemorroidas e o câncer colorretal.

Possui antioxidantes que também atuam como agentes anticâncer, fonte de ácido fólico, que ajuda na prevenção de doenças cardíacas reduzindo os níveis de homocisteína. Vitaminas B5, e B1, essa última conhecida como vitamina da memória, pois participa dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre neurônios, por isso são recomendados para o tratamento de Alzheimer.

Espiga de Milho

O milho é uma excelente fonte de nutrientes variados.

Rico em magnésio, fósforo e ácidos graxos essenciais. Pode ser incluído na dieta diária, porque ajuda a atender às exigências fisiológicas do organismo, previne doenças e ainda sacia a vontade de comer doces. Além disso tudo, ainda oferece o ácido pantoténico, um tipo de nutriente importante para absorção dos carboidratos, proteínas e para o metabolismo lipídico, agindo contra a condição tensa de um indivíduo que esteja sob stress.

Outros Benefícios do Milho:

  • Contribui para o emagrecimento;
  • Combate os radicais livres;
  • Aumenta a funcionalidade do intestino;
  • Reduz os níveis de colesterol e glicose no sangue;
  • Auxilia no metabolismo das gorduras;
  • Previne e combate a prisão de ventre.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?