DicasFree.com » Animais » Arara Azul

Arara Azul

A Arara Azul é uma das aves nativas do Brasil mais simbólicas e bonitas que pode ser encontrada pelo território. Saiba mais sobre esse fantástico animal.

     

A Arara Azul ou como também é chamada Arara Azul Grande é uma ave que já foi muito comum no território brasileiro. Com o nome científico de Anodorhynchus hyacinthinus, era comum que tribos indígenas criassem essas aves apenas para o convívio.

arara_azul

Seus habitats normais são o pantanal, o cerrado e a floresta amazônica. Tem bico levemente encurvado, mede aproximadamente 50 cm, podendo ultrapassar chegar a um metro, e contém plumagem azul bastante chamativa e forte, mas voltado pro escuro, o a diferencia da ararinha azul. Sua alimentação provém de basicamente sementes de palmeiras e outras árvores, como também uma variedade de frutas.

Reprodução e outras características

Essas aves possuem o pequeno período de reprodução que ocorre entre novembro e janeiro e só estão aptas a isso após cerca de 3 anos de vida. O tempo de gestação é de aproximadamente 30 dias e o tempo que permanecem no ninho é de três meses, até que consigam voar.

Após isso, continuam no ambiente familiar até que se complete um ano e dois meses, onde começam a se afastar dos pais gradativamente, até conseguirem sua independência.

A Arara Azul Grande pesa de 3 a 5 kg e é da mesma família dos papagaios, porém consegue aprender um número reduzido de palavras quando treinada de forma adequada.

Extinção

A Arara Azul é um animal que está em perigo de extinção no país. A caça predatória para o tráfico de animais que alimenta-se da venda de sua plumagem cara acabou por diminuir a população desses animais.

Além isso, as constantes queimadas, a derrubada legal e ilegal das árvores e o avanço das fazendas no Brasil acabaram por destruir grande parte de seus habitats, que levou ao desaparecimento de milhares de indivíduos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?