DicasFree.com » Saúde » Alimentação ferritina alta

Alimentação ferritina alta

Motivos e causas da Ferritina alta. Os altos índices de ferro no corpo humano podem acarretar em sérias complicações. Clique e saiba mais sobre a proteína reguladora do ferro, a ferritina.

     

Imagem conceitual da proteína ferritina.

A ferritina é uma proteína do corpo humano que tem como função a estocagem e liberação do minério de ferro em doses certas no corpo. O ferro é essencialmente importante para a produção de hemoglobinas, por exemplo. A ausência de ferro traz deficiência da produção e manutenção das  hemoglobinas, causando anemia.

Os níveis altos de ferro no corpo dependerão da alimentação e da estado da pessoa. Alimentação exagerada em produtos ricos em ferro pode contribuir para a desregulação da ferritina. Estados de desnutrição ou algumas doenças podem também  ocasionar o aumento de ferritina no organismo.

O aumento da taxa de ferro no corpo é altamente prejudicial a saúde. Isso porque, vários órgãos do corpo humana trabalham com ferro de maneira mais elevada. Com o aumento da taxa de ferro, o pâncreas por exemplo, ficará com funcionamento alterado, podendo causar diabetes.  O fígado também é afetado, podendo levar a cirrose, o sistema cardiovascular é comprometido pela situação e podem ocasionar insuficiência cardíaca como também disfunção sexual.

O tratamento para altas taxas de ferro no sangue consistem nua espécie de sangria, ou seja, a retirada de certa quantidade de sangue. Normalmente retira-se uma bolsa a cada semana por um certo período até que o corpo se estabilize. O processo deve ser feito e acompanhado inteiramente por médicos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?