DicasFree.com » Curiosidades » Tipos de lente de um microscópio

Tipos de lente de um microscópio

A invenção dos microscópios levou o mundo a outro patamar nas descobertas científicas relacionadas aos seres e reações em escala micro. Clique e saiba como funciona um microscópio.

     

Durante a história da humanidade, a tecnologia sempre foi um fator que permitiu que civilizações avançassem em certos pontos e se sobressaíssem intelectualmente ou militarmente de outras. A utilização ou o desenvolvimento da tecnologia sempre esteve vinculado a cultura e ás necessidades de cada civilização, fato que explica as incríveis diferenças de focos e importância das invenções espalhadas pelo mundo.

A exemplo disso, os grandes impérios indígenas dos continentes americanos avançaram tecnologicamente em áreas mais focadas a medicina, astronomia e engenharia. Ao passo de que para eles, tais campos do saber eram demasiadamente importantes e deviam ser explorados mais que os recursos militares ou da confecção têxtil, por exemplo.

Os direcionamentos tecnológicos não significam inferioridade ou atraso, mas representam a realidade e o interesse de determinada cultura de acordo com sua visão de mundo. Os europeus poderiam ter roupas pouco complexas e armas eficazes mas a astronomia dos ameríndios e os cuidados com corpo estavam anos luz a frente da Europa. Tudo uma questão de visão de mundo.

A astronomia indígena era muito sofisticada.

Porém, algumas invenções foram percursoras de movimentos que mudaram o mundo como o conhecemos e até hoje são repensadas, refeitas e utilizadas para outras descobertas. O telescópio, por exemplo, permitiu a Europa saber a posição dos astros, seu movimento, a mecânica do universo e a posição real to planeta Terra na galáxia. Permitiu que os europeus pudessem explorar o imenso espaço fora da Terra.

O microscópio teve igual importância, apesar de estar atrelado a preocupações e investigações completamente diferentes. Esse, permitiu ao homem ocidental ver o imenso universo contido em minúsculos espaços e nas menores coisas. Com essa magnífica invenção, foi possível descobrir seres microscópicos e suas ações maléficas ou não a saúde dos humanos, entre tantas outras coisas mais a frente.

Os microscópios mais simples são construídos basicamente em um complexo de dois conjuntos de lentes, padrão que ainda é utilizado em microscópios modernos, porém com muitas sofisticações. Os dois conjuntos são chamados de Objetivos e Oculares.

Microscópio moderno

As lentes do conjunto objetivo são posicionadas no aparelho de forma com que fiquem próximas do objeto ou material que será examinado. Elas produziram uma imagem ampliada e real do material que será enviada como luz para as lentes do conjunto ocular. Os conjuntos oculares também ampliam a imagem, porém de modo que esta possa ser vista pelo observador com eficácia.

Os conjuntos são dispostos em direções opostas no tubo do microscópio, normalmente em sistema que permite o afastamento e o encurtamento dessas para que a imagem fica maior ou menor para o observador. A engenharia desses materiais muito evolui com o tempo e tornou-os muito potentes. Porém, sua utilização hoje é um pouco mais escassa graças a invenção do microscópio eletrônico que detém poder ampliação muito superior.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?