Teoria da relatividade geral de Einstein

Albert Einstein

Foi um dos estudiosos mais importantes do século XX e talvez de todos os tempos. Suas teorias alcançaram patamares longínquos de compreensão por outros cientistas da área e influenciou prontamente aos estudos posteriores e a própria maneira como o homem contemporâneo significa o mundo natural.

Dentre tantas teorias que tiveram esse papel, talvez a mais importante tenha sido a Teoria da Relatividade, pois acabou por relativizar a tendência natural do tempo. Essa teoria costuma ser mal compreendida pela maioria das pessoas, mas é graças a ela que hoje o mundo pode ver laboratórios gigantescos como o CERN na Europa.

Fórmula da teoria da relatividade
Fórmula da teoria da relatividade

Teoria da Relatividade

A teoria, apesar de complexa, pode ser explicada de uma maneira simples. Basta que o leitor imagine o tempo como algo existente e em constante movimento (em movimento sempre ao futuro). Toda matéria está, ainda que parada, em movimento com o tempo, como se o próprio tempo fosse um trem.

Acontece que quando um corpo se desloca, o tempo para esse corpo passa mais devagar em relação ao tempo do restante da Terra. Por isso, Einstein afirma que massa, espaço e tempo estão interligados de uma forma muito mais precisa que imaginávamos. O movimento da massa, influi no espaço e também no próprio tempo.

Nesse raciocínio, o tempo passa mais devagar para quem está em movimento e mais rápido para quem está parado. A velocidades pequenas, essa variação pode é quase imperceptível. Porém, a grandes velocidades como a velocidade da luz, o tempo praticamente não passa em relação ao exterior.

O nome “relatividade” foi dado porque o tempo passa mais rápido ou mais devagar de acordo com o ponto de vista. Se você conseguisse alcançar a velocidade da luz por um veículo, o tempo para as pessoas ao seu redor passaria mais rápido do que para você. Do ponto de vista de quem está de fora do veículo, o tempo passou mais devagar para você.

Ainda dentro dessa teoria, Einstein descobriu que energia e massa também estão intimamente ligadas, ao ponto de uma migalha poder conter uma quantidade enorme de energia. Desse raciocínio, o físico elaborou a equação E = mc², que sendo lida, Energia = massa x a velocidade da luz ao quadrado.

Sobre a gravidade, Einstein definiu que a mesma é o resultada de uma espécie de força centrífuga. Ela acontece devido a curvatura do tecido espaço tempo que os grandes corpos fazem no espaço. Sendo assim, a curvatura no espaço tempo da Terra é tão grande, que nos mantém presos ao chão como uma pessoa que se mantém presa ao banco de um brinquedo giratório de parque de diversões.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *