DicasFree.com » Estudos » Teoria da relatividade geral de Einstein

Teoria da relatividade geral de Einstein

Uma das maiores e mais importantes teorias do mundo foi a Teoria da Relatividade elaborado por Albert Einstein. Entenda sobre essa teoria aqui no Dicas Free.

     

Albert Einstein

Foi um dos estudiosos mais importantes do século XX e talvez de todos os tempos. Suas teorias alcançaram patamares longínquos de compreensão por outros cientistas da área e influenciou prontamente aos estudos posteriores e a própria maneira como o homem contemporâneo significa o mundo natural.

Dentre tantas teorias que tiveram esse papel, talvez a mais importante tenha sido a Teoria da Relatividade, pois acabou por relativizar a tendência natural do tempo. Essa teoria costuma ser mal compreendida pela maioria das pessoas, mas é graças a ela que hoje o mundo pode ver laboratórios gigantescos como o CERN na Europa.

Fórmula da teoria da relatividade

Fórmula da teoria da relatividade

Teoria da Relatividade

A teoria, apesar de complexa, pode ser explicada de uma maneira simples. Basta que o leitor imagine o tempo como algo existente e em constante movimento (em movimento sempre ao futuro). Toda matéria está, ainda que parada, em movimento com o tempo, como se o próprio tempo fosse um trem.

Acontece que quando um corpo se desloca, o tempo para esse corpo passa mais devagar em relação ao tempo do restante da Terra. Por isso, Einstein afirma que massa, espaço e tempo estão interligados de uma forma muito mais precisa que imaginávamos. O movimento da massa, influi no espaço e também no próprio tempo.

Nesse raciocínio, o tempo passa mais devagar para quem está em movimento e mais rápido para quem está parado. A velocidades pequenas, essa variação pode é quase imperceptível. Porém, a grandes velocidades como a velocidade da luz, o tempo praticamente não passa em relação ao exterior.

O nome “relatividade” foi dado porque o tempo passa mais rápido ou mais devagar de acordo com o ponto de vista. Se você conseguisse alcançar a velocidade da luz por um veículo, o tempo para as pessoas ao seu redor passaria mais rápido do que para você. Do ponto de vista de quem está de fora do veículo, o tempo passou mais devagar para você.

Ainda dentro dessa teoria, Einstein descobriu que energia e massa também estão intimamente ligadas, ao ponto de uma migalha poder conter uma quantidade enorme de energia. Desse raciocínio, o físico elaborou a equação E = mc², que sendo lida, Energia = massa x a velocidade da luz ao quadrado.

Sobre a gravidade, Einstein definiu que a mesma é o resultada de uma espécie de força centrífuga. Ela acontece devido a curvatura do tecido espaço tempo que os grandes corpos fazem no espaço. Sendo assim, a curvatura no espaço tempo da Terra é tão grande, que nos mantém presos ao chão como uma pessoa que se mantém presa ao banco de um brinquedo giratório de parque de diversões.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?