DicasFree.com » Variados » Solos Argilosos

Solos Argilosos

O solo argiloso apresenta diversas restrições para o uso da irrigação, porque é formado de pequenas quantidades de argila que se unem, portanto é capaz de abrigar grande quantidade de água.

     

O solo pode ser formado por vários tipos de minerais e do húmus, que na verdade é um a mistura de matéria orgânica decomposta por ação de alguns organismos do solo. Considerado o manto capaz de cobrir a terra, é sobre ele que grande parte da vida fluvial, marítima e terrestre, se desenvolve.

Constituído por substâncias sólidas, líquidas e ar, o solo sofre influência de agentes de formação e de modificação, capazes de alterar o seu aspecto, entre eles estão os seres vivos, associados aos eventos de águas e a ação do vento. As mudanças que ocorrem nas rochas também formam solos, mas esse processo é bastante lento.

Dependendo da composição, das alterações e ações exercidas pelo clima ou pelos organismos sobre o solo, surgem características diferentes que o determinam como solo mais férteis, ricos em nutrientes ou em solos mais pobres em nutrientes.

Os solos são divididos de acordo com a textura, segue em tão as classes abaixo:

Solos de textura Arenosa

Solos de textura arenosa – considerados solos leves por possuírem teores de areia superiores a 70% e argila inferior a 15%. Ainda são de baixo teor de matéria orgânica, permeáveis, de baixa capacidade de retenção de água. Necessitam de cuidados especiais na reposição de matéria orgânica, pois possuem alta probabilidade de sofrer erosão.

Solo de textura média

Solos de textura média – considerados solos médios, estes apresentam um determinado equilíbrio entre os teores de silte, argila e areia. Em geral possui boa drenagem e ótima capacidade de reter água, além de manter um índice médio de erosão, portanto não requer tantos cuidados.

Solos de textura argilosa – considerado também como solos pesados possuem teores de argila superiores a 35%, fazendo com que tenha alta capacidade de retenção de água e baixa permeabilidade. Embora sejam mais resistentes à erosão, são vulneráveis a à compactação, por causa do teor de umidade

O solo argiloso apresenta diversas restrições para o uso da irrigação, por ser formado de pequenas quantidades de argila que se unem, é capaz de abrigar grande quantidade de água, por isso precisa ser cuidado de forma adequado, para que não fique demasiadamente encharcado. Por causa de suas características, é um tipo de solo que não tem fácil habitação para as plantas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?