DicasFree.com » Animais » Quanto tempo dura o cio de uma cadela

Quanto tempo dura o cio de uma cadela

O período do cio de uma cadela e muito importante para que ela faça a sua reprodução, mas quando está fora do período ela rejeita totalmente o macho da espécie.

     

Todo animal possui a fase de reprodução e que a fêmea se mantém no cio, para que dê início seu processo de cria. No caso das cadelas o comum é que aconteça pela primeira vez entre os 6 e 8 meses de vida. Podendo variar individualmente, retardando essa fase até 12 a 15 meses.

O cio representa a fase do ciclo reprodutor da cadela, um período onde ela está já estará preparada para cruzar com um macho e posteriormente procriar. Essa fase possui 4 importantes etapas:

  • Proestro: Quando há inchaço da vulva da cadela, havendo corrimentos e sangramento. Geralmente o animal fica pouco agressivo, pode durar em média 9 dias.
  • Estro: Período fértil da cadela, quando unicamente ela aceita o macho, não há mais corrimento ou sangramento, podendo durar cerca de 15.
  • Metaestro: Período da gestação, parto e amamentação. Um fato curioso pode ocorrer nessa fase, aquelas cadelas que não cruzaram podem vir a gravidez psicológica.
  • Anestro: Fase em que a cadela descansa de todo o processo de reprodução, está totalmente inerte ao cio, com ausência total de contato com um macho.
cadela amamentando

O tempo de gestação da cadela dura entre 58 e 63 dias, ou seja, nove semanas.

O cio ocorre com intervalos, a cada 6 meses, dependendo da idade da cadela, quanto mais velha, maior é o período entre um cio e outro. Veterinários recomendam que o cruzamento entre os animais seja feito a partir do 3º cio, quando  todo o aparelho reprodutor da fêmea já estará completo.

Caso não seja da preferência do dono que a cadela procrie, o ideal é fazer o castramento, além de evitar uma gravidez, diminui de forma representativa, a possibilidade de se obter infecções uterinas, e também o desenvolvimento de tumores na mama.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?