DicasFree.com » Estudos » Qual o formato da terra

Qual o formato da terra

Estudos recentes atribuem a terra uma formato geoide e não esférico. Clique e entenda mais sobre o formato da terra.

     

Planeta Terra

Desde a antiguidade, muitos povos tanto do velo mundo como do novo mundo, já acreditavam na hipótese da terra ser uma massa esférica. Muitas civilizações africanas já creditavam esse formato ao planeta e aos outros corpos celestes. Os sumérios também reconheciam e até atribuíam núcleo a essas gigantescas esferas no espaço.

Os gregos também participavam da tradição de olhar para a terra de forma esférica. Olhando para a lua e o som, e atestando a quase incontestável esfericidade destes, há de se supor que a terra também é esférica. Povos orientais em sua grande maioria viam a terra dessa maneira. Porém, existiam vários mitos europeus que planificavam a superfície da terra.

Não era para menos, afinal, olhando para o horizonte, você apenas vê uma imensa vastidão plana ou tortuosa, nada que indique uma possível esfericidade no planta. Acreditavam que a terra é uma grande plano montanhoso e que os mares escoavam em infinita queda – talvez para o inferno ou espécie de submundo – no fim do plano.

Essa tradição durou ainda mais com os longos anos de catolicismo europeu. Só mais tarde, em meados do século XIV os europeus por meio de estudos gregos e árabes compreenderam a terra com estrutura esférica e puderam iniciar as grande navegações tendo em vista suas várias teorias. O mundo para os navegadores era redondo, pois sem essa noção não lhes seria possível a série de cálculos que faziam.

Atestado o conhecimento no sucesso das navegações e nas descobertas científicas na astronomia, os homens cada vez mais se convenciam as esfericidade da terra. Isso até novos estudos surgirem no século XX e XXI. As pesquisas relacionam os campos de atração da terra que são diferentes em vários lugares diferentes e descartam uma esfericidade perfeita.

Atualmente, uma espacial europeia foi lançada em órbita para averiguar o formato real do planeta. As novas fotos mais precisas do paneta confirmam a teoria

Imagem da sonda europeia. Formação geoide do planeta.

que este é geoide. Ou seja, não tem uma forma geométrica perfeitamente definida. Assemelha-se a uma batata ou a um asteroide. Essas novas imagens desmistificam todo o pensamento do homem ao longo da história. O planeta tem forma irregular e isso explica as diferentes atrações.

Mesmo não sendo perfeitamente redonda, a terra vista do espaço parece perfeitamente esférica. É uma espécie de ilusão de ótica que dá ao nosso planeta uma beleza mais uniforme. Mesmo não sendo exatamente daquele, a terra ainda encanta em suas formas irregulares e imensamente complexas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?