DicasFree.com » Doença » Problemas causados pela obesidade

Problemas causados pela obesidade

A obesidade é uma doença que não tem cura, deve ser controlada a base de uma dieta saudável e exercícios físicos para que você leve uma vida confortável. Mais informações sobre o assunto, confira nesse artigo.

     

Obesidade

A obesidade pode trazer milhares de problemas relacionados a saúde. Ela chega a níveis extremos causando muitas mortes. O excesso de gordura no corpo pode gerar vários  problemas que causam complicações durante todas as fases da vida. Os cuidados com a obesidade devem começar desde cedo.

O que mais vemos hoje em dia são crianças acima do peso. Isso passa pela adolescência e atinge até mesmo a idade adulta. O problema é tão grave em alguns países, que já declararam epidemia, como por exemplo nos Estados Unidos. Além do evidente bullying, pessoas obesas tendem a desenvolver:

Problemas

► Hipoventilação

 Apneia do sono

 Problemas cardiovasculares

 Hiperlipidemia

 Hipertensão arterial

 Arteriosclerose

 Coronariopatia

 Insuficiência cardíaca

 Varizes

 Flebite

 Trombose

 Refluxo gastro-esofágico

 Cálculos biliares

 Esteatose hepática

► Diabetes

 Gota

 Hipossecreção do hormônio do crescimento

 Esterilidade

 Impotência no homem

► Distúrbios menstruais nas mulheres

 Artropatias

 Dermatite

 Dificuldade na higiene corporal

 Acidente vascular cerebral

 Pseudo-tumor cerebral

 Incapacidade na atividade sexual (e afetiva)

 Depressão

 Baixo estima

 Frustração vestuária

 Discriminação

 Neoplasia

A obesidade é uma doença epidêmica em muitos países

Nos Estados Unidos, mais de 50% da população está acima do peso. A obesidade preocupa não apenas os americanos,mas também pessoas de outras partes do mundo.

(Foto: Divulgação)

Como se prevenir?

A melhor maneira de  prevenir contra todas essas doenças e principalmente a obesidade, é o exercício físico feito diariamente, junto com uma alimentação balanceada. É necessário ter disciplina e dizer adeus ao sedentarismo. A obesidade não afeta somente a saúde física, mas também psicológica.

Ela pode chegar a níveis extremos de depressão que já houve alguns casos de suicídio devido a falta de estima desses pacientes. Os bons hábitos devem iniciar-se ainda na infância, para que não haja doenças crônicas e dificuldades quando estiverem entrando na fase adulta.

Crianças que não se alimentam durante a manhã, tendem a desenvolver ainda mais rápido a obesidade quando chegam na fase adulta. Em outros casos, a obesidade é genética. É importante que o paciente saiba, que ela não tem cura. Você precisará manter na dieta e controle alimentar pelo resto da vida.

Algumas pessoas tendem a solucionar o problema através de cirurgias bariátricas. Contudo, isso não resolverá se a mente não estiver de acordo com o corpo. A alimentação saudável deve ser para toda a família, mas isso não significa cortar as guloseimas e alimentos gordurosos por completo, os nutricionistas indicam a moderação e a ingestão de alimentos mais saudáveis diariamente.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?