DicasFree.com » Estudos » Potencialidades do Brasil

Potencialidades do Brasil

O Brasil é um país de grandes potencialidades e de avanços em diversos sentidos. Confira mais sobre o assunto clicando no post.

     

Desde os tempos da colônia, o território brasileiro sempre possuiu uma grande variedade de recursos naturais que garantiram o sustento e movimentação econômica no império. Somente em Vila Rica (atual Ouro Preto), circulava uma quantidade absurda de Ouro que o mundo jamais antes vira.

Os recursos como o café, a borracha, a cana e o pau Brasil fizeram parte de períodos importantes na economia brasileira. Esses produtos são produzidos e comercializados até hoje pelo país e em larguíssima escala. Além desses, também outras potencialidades no Brasil atual. Confira.

Novas Potencialidades do Brasil

O Brasil é sexta maior economia do mundo, tendo um dos maiores PIBs do continente, produção industrial larguíssima e exportação para vários países no mundo. O setor agroexportador ainda é o maior no país, apesar das mudanças bruscas que vem ocorrendo nesse cenário.

Brasil: um país de grandes potencialidades

Brasil: um país de grandes potencialidades (Foto: Reprodução)

O país é o segundo maior produtor de laranjas, o maior produtor de café, segundo maior produtor de soja, maior produtor de carne bovina, maior produtor de açúcar. O Brasil exporta petróleo e em breve terá em mãos e em funcionamento uma das maiores reservas petrolíferas do mundo.

No ramo da tecnologia, o Brasil possui programas de fabricação de submarinos nucleares únicos no mundo. A Embraer é a terceira maior fabricante de aviões no mundo e o país foi o primeiro no mundo a implantar um biocombustível em larga escala (caso do etanol). O país também está a frente na produção de outros combustíveis como o Biodiesel.

O país também possui um programa espacial e um centro de lançamento de satélites, além de projetos para construção de reator de partículas. É um dos pioneiros na tecnologia de enriquecimento de urânio.

O Brasil é rico em reservas de níquel, estanho, cromita, cobre, chumbo, tungstênio, bauxita, berílio, zinco, ouro e outros minerais essenciais para produção industrial. Também possui a maior floresta ainda preservada do mundo, a floresta amazônica, abrangendo biodiversidade única e diversos ecossistemas.

Além dessas, o Brasil possui outras potencialidades em aéreas menores. A quantidade de setores em que o país trabalha e a competência de milhares de profissionais garantem a proficiência em diversos tipos de serviços. O Brasil se configura entre os 10 maiores mercados do mundo e as estimativas indicam um maior crescimento, tornando-se a maior economia do mundo até 2050.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?