DicasFree.com » Física » Potencia elétrica dissipada

Potencia elétrica dissipada

Entenda o concito que define a energia dissipada e como podemos calcula-la, clicando no post.

     

Toda movimentação  pode ser vista como um forma de energia no planeta terra. É possível obter energia do movimento, como nas grandes hidroelétricas, pelo calo como nas termoelétricas de carvão e gás natural, pela fissão e fusão nuclear, entre outros métodos.

A energia elétrica adquirida de qualquer um desses meios também pode se redefinir em calor, por exemplo. Isso acontece quando parte da carga elétrica que passa por um resistor é transformada em calor, aquecendo-o.

Essa energia que aqueceu o resistor é obviamente convertida em energia térmica e que por isso, admiti-se que foi dissipada. Sendo assim, a potencia dissipada corresponde a uma quantidade de energia que foi dissipada em uma unidade de tempo.

Calculando a potencia dissipada

Fórmula

Fórmula da Potencia Dissipada                          (Foto: Reprodução)

Para calcularmos a potencia dissipada, devemos considerar um conjunto que obtenha a energia elétrica (i), a resistência do resistor (R) e a tensão da fonte elétrica (U).

Sabendo também que de acordo com a física, Potencia é igual a Energia (i) x tensão (U), e que a tensão é igual a Resistencia (R) x Energia (i), podemos concluir que:

P= U.i

U= R.i

P= (R.i).i

P= R. i²

Sendo assim, aplicando os cálculos para determinação das fórmulas, podemos concluir que a Potencia é igual a Resistência x energia ao quadrado.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?