DicasFree.com » Geometria » O que é geometria

O que é geometria

A geometria tem sido fundamentada desde muitos anos, e até os dias atuais auxilia na resolução de problemas matemáticos. Veja no artigo, como surgiu essa linda de estudo.

     

O termo “geometria” origina-se da palavra grega geometrein, a qual denomina a medição da terra, ou seja, geo-terra e metrein-medição. Por causa da sua importante função, se tornou prática essencial dentro da matemática, pois relaciona as questões que envolve tamanho, forma e posição de determinadas figuras, com suas propriedades de espaço.

A geometria surgiu numa época em que existia a necessidade em contabilizar uma diversidade de objetos, de bens, entre outros materiais que constituíam a economia local de uma comunidade. O uso dessa ferramenta, auxiliou com grandeza o aprimoramento do sistema de arrecadação de impostos em territórios rurais, sendo inciado pelos povos egípcios, os quais puderam dar desenvolvimento a disciplina.

templo egípcio

As pirâmides do Egito, foram construídas com a aplicação da geometria.

Como ciência, a geometria é empírica, ou seja, possui uma série de regras simples para que seja alcançados os resultados mais objetivo. Tão importante foi a descoberta da geometria no Egito, que a mesma pode ser utilizada na construção dos monumentos mais evidentes e grandiosos que a humanidade já presenciou que são as pirâmides, além disso também teve utilidade na criação de templos babilônios.

Apesar da origem egípcia, a geometria se expandiu através do grego Tales de Mileto em meados de 540 a.C., quando estabeleceu que a geometria seria uma teoria dedutiva. Seu trabalho de sistematização teve continuidade ao longo dos séculos, principalmente por Pítagoras, que renomeou o trabalho como sendo pitagórico. Na mesma proporção surgia uma das referências dos geómetras, Euclides de Alexandria, o responsável por sintetizar toda a geometria descoberta na época em seu trabalho denominado “Elementos”, o qual era formulado com 13 livros, que serviram como estudo para muitos estudantes da atualidade.

figuras geométricas

A geometria é um elemento da matemática capaz de estudar as propriedades do espaço.

Entre seus conceitos, determinou a definição dos termos – linhas, pontos, planos, comprimento, declive, entre outros que são muita utilidade nos dias atuais. A influência de sua obra repercutiu tanto que o estudo da geometria em quase 1500 anos pouco teve alguma alteração. Mais tarde o alemão David Hilbert, um matemático elaborou um artigo batizado como “Fundamentos de Geometria”, onde estavam contidas bases importantes e modernas sobre a disciplina.

Muitos progressos na geometria podem ser observado hoje, onde existe maior prática do estudo devido as facilidades tecnológicas, bem como a utilidade de métodos variados, capazes de acelerar e comprovar uma descoberta com maior precisão, e tudo isso em problemas de diferentes âmbitos e variante.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?