DicasFree.com » Escolar » Mereçe ou Merece

Mereçe ou Merece

Pequenos erros gramáticas podem causa comicidade e reprovação em textos de caráter de seriedade. Clique e saiba a forma correta de escrever mais uma palavra.

     
Escrever corretamente é essencial na atualidade.

Escrever corretamente é essencial na atualidade.

Geralmente, são as pequenas dúvidas que exitamos em perguntar aos professores que acabam fazendo com que erramos nos textos mais importantes ao serem escritos. Grande parte da grafia errada pode ser atribuída a uma deficiência no aprendizado que não foi corrigida nos anos escolares e que a pessoa carrega até os dias atuais.

Para corrigir esses erros ou informações  incorretas acerca da língua portuguesa, algumas pesquisas simples na internet podem ser suficientes. Porém, também há casos em que a pessoa deve procurar aulas particulares ou alguns cursos online para aprender da melhor forma e corrigir sua grafia. Na maioria dos empregos, uma escrita bem feita e impecável é essencial.

Pequenos erros como usar determinada letra em uma palavra onde não é convencional pode parecer cômico para quem lê e com certeza torna-se um agente de desaprovação. Portanto, em casos como “Merece” ou “Mereçe”, é importante que saibamos qual a maneira correta de escrever.

Nesse caso, a maneira correta é “merece” sem a presença do “Ç”. Isso porque na ordem “ca, ce, ci, co, cu,” as únicas sílabas que admitem a sonoridade de “Q” são “ca, co, cu”. Ce e Ci tem sonoridade de “S” e por isso nunca podem admitir o “Ç” que exerce a mesma função – de acrescentar a sonoridade “S” – nos casos “ca, co, cu”.

Portanto nunca existirão palavras com “Çe e Çi”.

Texto do mesmo assunto:

4 Responses to “Mereçe ou Merece”

  1. elen
    Obg pela explicação .. Me ajudo muito =D
  2. MIlton
    parabéns vcs sao bons
  3. Mônica Leal
    AdOreiii….
    – Vocês, realmente estão de
    PARABÉNS…
    Não me restou nenhuma dúvida.
    obriigada :)
  4. Carlos Rocha
    Parabéns pelo suporte dado por vocês, pois são poucos os que não tem dúvidas.

Quer comentar ?