DicasFree.com » Menstruação » Menstruação período fértil

Menstruação período fértil

A menstruação e o período fértil são dois estágios do mês passados por todas as mulheres. Para saber mais informações sobre menstruações regulares e irregulares e seus períodos férteis, confira nesta matéria.

     

Menstruação

A menstruação é um período do mês que assola todas as mulheres. Contudo, ela é sinônimo de fertilidade, bem estar e saúde. Através dela, é possível que tenhamos controle em relação a nossa “intimidade”, fazer a tabelinha, identificar gravidez ou não. É possível que tenhamos mais controle através dos períodos menstruais.

Existem mulheres com menstruações regulares e irregulares. Aquelas que possuem idade entre 13 e 18 anos, tem seu ciclo naturalmente irregular. Isso porque os hormônios femininos começam a aparecer exatamente nesse período, o corpo muda e querendo ou não, a menstruação desregula.

Já  àquelas tem mais de 21 anos, não é nada normal ter menstruação irregular. Isso porque elas já passaram da fase da mudança do corpo, agora o equilíbrio deve ser encontrado. É nessas horas que as consultas com ginecologista poderão ajudar.

Caso você tenha algum problema de saúde, é preciso procurar ajuda médica para saber o que isso pode influenciar nos seus períodos menstruais e férteis. Somente mulheres que tem regularidade em seus ciclos podem utilizar a tabelinha, um método para se prevenir contra a gravidez.

Período fértil

Menstruação irregular

Há duas maneiras de contar os períodos férteis. O primeiro deles, para menstruação irregular, é a contagem de 14 dias após o primeiro dia de menstruação. Contudo, é difícil saber de maneira exata qual o tempo em que essa se encontrará fértil ou não. Pode haver variações em cada mês.

A menstruação e o período fértil de cada mulher podem alterar dependendo do organismo da mesma, saiba mais!

Menstruação e período fértil (Foto: Reprodução)

Uma dica importante para regularizar a menstruação, é pedir ao médico um medicamento anticoncepcional. O certo para seu tipo, poderá melhorar a aparência dos seus cabelos, da  pele, impedir a gravidez e ainda dar regularidade á menstruação. Daí então, é possível utilizar a tabelinha.

Menstruação regular

A outra maneira de cálculo, é feita para menstruações regulares. Essa é mais fácil e certeira. Os dias férteis são dois antes e depois da menstruação. Se seu ciclo começa no dia 15, por exemplo, sabemos precisamente que o seu dia mais fértil é dia 30, no caso o meio do ciclo.

É fácil identificar e medicar mulheres que possuem ciclo menstrual ativo regulado. Elas poderão saber qual o seu período fértil, quanto tempo precisam evitar a relação sexual e ainda evitar o descontrole do uso de pílulas e contraceptivos. Converse com seu médico e encontre uma maneira de regular seu período menstrual.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?