DicasFree.com » Menstruação » Menstruação desregulada anticoncepcional

Menstruação desregulada anticoncepcional

Para mais informações sobre os ciclos irregulares e o uso do anticoncepcional nessa fase, acompanhe este artigo e confira os tópicos relacionados ao assunto.

     

Menstruação desregulada

Diariamente chegam vários tipos de mulheres com idades diferentes aos consultórios requerendo informações sobre seus ciclos menstruais. É verdade que cada organismo funciona de uma maneira peculiar, fazendo com que os problemas sejam diferentes, bem como as reações quando há ingestão de anticoncepcionais.

O primeiro passo para identificar o porquê da sua menstruação obter atraso, é saber se houve ingestão de algum medicamento avulso durante o mês, que tivesse o poder de corte do funcionamento do anticoncepcional. Não há conhecimento de casos onde o desregulamento tenha prosseguido depois da iniciação com o medicamento.

O anticoncepcional tem o poder de regular a menstruação, principalmente por obter a reposição de hormônios de que precisamos. Ele também tem poder de regular o período fértil e definir todos os pontos que envolvem a menstruação. Contudo, há alguns pontos onde é possível obter desregulamento.

Ilustração do ciclo menstrual irregular.

Menstruação irregular (foto: reprodução)

Quando a mulher inicia o ciclo menstrual, a mesma tende a ter, naturalmente, um período desregulado. Em alguns meses ela vem exata, em outros não. É comum até que complete a fase adulta. A menstruação pode durar entre 2 e 7 dias, é importante ficar atento e ter consultas periódicas ao ginecologista.

Quem está tomando antibióticos pode ter o ciclo desregulado, isso porque ambos os medicamentos batem de frente. Ou seja, um deles tende a falhar. Nesse caso, não significa que o anticoncepcional deixará de ter seu poder preventor, contudo ele estará mais fraco e o uso do preservativo se torna indispensável nas relações sexuais.

Um outro acontecimento está ligado ao cérebro, quando há ingestão do medicamento por um tempo extremamente prolongado, o que acontece é o “esquecimento” de que ainda pode ovular. Consequente a isso, as menstruações tendem a ficar bastante irregulares, mas não há com o que se preocupar.

Naturalmente, o ciclo volta ao normal e sua menstruação descerá exatamente como previsto antes. Quando a irregularidade persiste a um tempo superior a 6 meses, é importante que procure o seu médico. Isso porque deve haver alguma dosagem errada hormonal.

Tudo que ocorrer dentro do seu ciclo, é extremamente importante que diga a seu ginecologista. Isso também vale para os casos onde há corrimento com mau cheiro ou coceira. Também é válido lembrar que medicamentos anticoncepcionais e antibióticos são medicamentos que necessitam de prescrição médica.

Tudo que estiver acontecendo com frequência deve ser mantido como alerta. É por isso que o acompanhamento é tão indispensável. Todas as informações aqui expressas não anulam sua consulta clínica e nem as orientações seguidas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?