DicasFree.com » Favela » Favela Heliopolis

Favela Heliopolis

A favela de Heliopolis tem uma tragetória interessante desde seu início até os tempos atuais que seguem com a urbanização do local. Confira mais sobre o assunto.

     

Heliópolis é um caso comum de concentração de pessoas com baixo poder aquisitivo. Como fruto de uma crise no setor de imóveis na cidade de São Paulo, que consequentemente encareceu os aluguéis de casas e apartamento na capital, vários trabalhadores tiveram de construir moradia em lugares alternativos para continuar a vida.

O imenso espaço que hoje compõe Heliópolis já foi posse de várias empresas estatais que tinham projetos de construção para o local. Porém, esses projetos não vingaram e aos poucos, várias famílias se deslocaram e alicerçaram moradia. Aos poucos, vários trabalhadores de metalúrgicas do ABC também fixaram moradia no local.

Construções habitacionais em Nova Heliópolis

Construções habitacionais em Nova Heliópolis

A Favela de Heliópolis cresceu rapidamente e ocupou o status de maior favela de São Paulo, com pouco mais de 41 mil habitantes segundo o senso mais recente do IBGE. Por essa razão e pelos inúmeros problemas de infra estrutura enfrentados pelo povo de lá, o Governo de São Paulo teve de criar mediadas para a urbanização do local.

Com isso, Heliópolis passou de favela para bairro de São Paulo e hoje recebe o nome de Cidade Nova Heliópolis. O projeto de urbanização visa a substituição dos barracos por moradias fixas ou verticalizadas – prédios na maioria dos casos -, implantação de sistemas de esgoto, hospitais, infraestrutura que possibilite energia elétrica e água, além de asfalto e linhas telefônicas.

O projeto de urbanização atingiu ápice em 2010 e mudou radicalmente a cara da comunidade, melhorando a vida de milhares de famílias. Hoje, grande parte da Cidade Nova Heliópolis está urbanizada com asfalto, moradias, redes elétricas, água, esgoto. Também foi disponibilizado o acesso a internet Wi-Fi para facilitar o livre acesso dos moradores.

Existe desde 1997, a rádio comunitária de Heliópolis, uma rádio local que informa os habitantes e possui programação própria e autorizada pelo Ministério das Comunicações. A urbanização do bairro elevou e valorizou os imóveis que antes valiam cerca de 20 mil reais e hoje podem custar em até 100 mil. Os êxitos na urbanização conferiram visitas internacionais para averiguarem o processo que está sendo tomado como exemplo.

O desenho de urbanização de Heliópolis prova que com a luta dos moradores e as medidas governamentais é possível sim, conseguir a mudança na realidade de milhares de pessoas desfavorecidas. Basta que o povo se levante e busque os seus direitos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?