DicasFree.com » Variados » Distrito Federal é um Estado ?

Distrito Federal é um Estado ?

O Distrito Federal não é um estado, más sim uma unidade atípica na federação, que é divida em áreas administrativas com exceção de Brasília, que é a capital federal e também sede do governo dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

     
Unidade atípica na federação

Distrito Federal – Território independente

O Distrito Federal constitui uma unidade atípica na federação, e não é um estado e nem mesmo possui municípios, como sua própria nomenclatura.

Devido ser pertencente a Jurisdição Federal, o Distrito Federal consiste em um território independente, que é dividido em áreas administrativas com exceção de Brasília, que é a capital federal e também sede do governo dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

As demais áreas administrativas do Distrito Federal, tendo como exceção Brasília são denominadas como cidades-satélites. O Distrito Federal ocupa uma área de cerca de aproximadamente 5.815km², e está situado no Planalto Central Brasileiro, dividindo as principais e mais importantes bacias hidrográficas brasileiras que são: a bacia do Tocantins, do São Francisco e do Paraná.

O Distrito Federal compreende várias regiões administrativas, tais como Taguatinga, Vila Paranoá, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Ceilândia, Brazlândia, Gama, Vila Planalto, Sobradinho, Cruzeiro e Guará. Além das áreas administrativas, o Distrito Federal também compreende a àrea do Plano Piloto (situado em Brasília). Veja a seguir os principais atrativos presentes na área ocupada pelo Distrito Federal.

Principais Atrativos Pertencentes ao Distrito Federal:

  • Lagoa Bonita;
  • Cachoeira do Pipiripau;
  • Barragem e Lago do Paranoá;
  • Mumunhas (Chapada da Vendinha);
  • Morro do Centenário;
  • Cachoeira de Saia Velha;
  • Cachoeira e Gruta do Rio do Sal dentre outros.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?