DicasFree.com » Redes sociais » Definição Rede Sociais

Definição Rede Sociais

As redes sociais estão conquistando o mundo em uma velocidade incrível. Mas o que são as redes sociais e qual sua definição? Confira agora no Dicas Free.

     

As redes sociais ganharam o mundo. Seja pela forma organizada de suas inúmeras vantagens, aplicativos e compatibilidade, seja pela interatividade proporcionada e facilidade de comunicação ampliada pelos participantes.

A internet logo no início de sua popularização já oferecia por si só uma grande universo de novidades e aspirações. O campos e possibilidades eram imensos apesar das limitações de hardware da época. Mesmo assim, um grupo de pessoas elevou ainda mais o conceito de internet e da comunicação pelos computadores.

Grandes redes sociais da atualidade

Grandes redes sociais da atualidade

Em 1995, quando a internet ainda viria a dar seus primeiros passos no Brasil, a primeira rede social do mundo estava sendo criada no Canadá e Estados Unidos. Chamada de Classmates, essa rede social tinha como foco conectar aproximar alunos de algumas faculdades dos dois países por meio dos computadores. A partir daí, a ideia começou a se expandir e aos poucos foi conquistando o grande público.

Qual o conceito de Rede Social?

 Rede social é um estrutura organizada que visa vincular de diversas formas, pessoas com interesses e aspirações em comum ou que tenham características, costumes, cultura, trabalho, escolaridade, entre outras coisas também em comum e que desejem compartilhar informações pessoais. As redes sociais não seguem níveis de superioridade ou hierarquia em sua estrutura. Todos os participantes podem exercer as mesmas atividades e serem aceitos ou não em grupos e comunidades.

Os conceitos e funcionalidades nas redes sociais foram se aprimorando com o tempo e hoje cada rede social desenvolve um tipo de sistema único de compartilhamento de informações e interação entre os usuários.

Atualmente, o que se pode fazer em uma rede social?

Cada rede social é única e coleciona diversas funcionalidades que despertem interesse entre os usuários. Como exemplo, o Facebook utiliza o recurso do Feed de Notícias, uma espécia de linha do tempo onde as atividades e postagens de todos os amigos podem ser visualizadas em tempo real por todos os contatos. Já o twitter segue um sistema de “miniblog” onde mensagens instantâneas são enviadas e visualizadas a todo momento pelos seguidores, tornando a rede sempre dinâmica e ativa.

Entre as principais funções atualmente, estão as de propiciar e personalizar perfis com informações pessoais, fazer upload de fotos para o perfil ou para álbuns que ficarão disponíveis na rede, compartilhamento de notícias, frases, sites, conteúdos online, vídeos, fotos e arquivos, uma infinidade de aplicativos de interação entre os usuários (com destaque para os jogos interativos), a criação de comunidades ou páginas específicas para um tipo de interesse com restrição de participantes, criação de eventos e envio de convites, enviar recados o conteúdo de forma aberta ou privada de um usuário para o outro e conversar através de algum sistema de chat privado.

No Brasil, quais as redes sociais mais acessadas?

A grande maioria dos usuários de redes sociais utiliza o Facebook como principal forma de comunicação e compartilhamento de conteúdo. O Youtube vem ganhando um espaço imenso, competindo de frente com o Twitter e o Orkut. Em grande parte dos casos, as pessoas costumam ter contas no Youtube, Twitter e Facebook ativas, fato que torna difícil a distinção ou a contagem de usuários mais rigorosa.

O sucesso das redes sociais no Brasil ficou em evidência com o Orkut a mais de 6 anos atrás e o número de usuário brasileiros da rede era o maior dentre os demais no mundo. O mesmo fato se repete hoje no Facebook, onde os brasileiros estão em maior número e são os usuários mais ativos da rede social de Zuckerberg.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?