DicasFree.com » Português » Decente ou descente

Decente ou descente

Confira a grafia correta das palavras decente e descente e saiba quando empregá-las no contexto.

     

Duas palavras da língua portuguesa uma vez ou outra acaba criando situações de dúvida em muitas pessoas. O que acontece é que no vocabulário português existem muitas normas de escrita e pronúncia, mas muitas palavras são semelhantes, desde a grafia, pronúncia e significado, o que acaba criando um pouco de complexidade no momento de utilizá-la.

As duas palavras “Decente e Descente” são mesmo duas questões a se pensar antes de utilizá-las. Em geral, a maior dúvida a cerca delas está na mais correta forma de sua escrita. Na verdade, as duas versões estão corretas, porém, seus significados são diferentes e ambas devem ser usadas dentro do contexto que as cabem perfeitamente, para que a oração não perca seu real sentido.

A palavra decente de origem no latim decens, se refere a algo ou alguém que possui qualidades, como honesto, correto, em conformidade ao que se espera e etc., portanto é classificado como adjetivo. Já a palavra descente formada a partir de uma derivação sufixal, se refere ao agente da ação, àquilo ou àquele que exerce o verbo descer, ou seja desce.

A outra palavra descente é o resultado da junção entre o verbo descer mais o sufixo –ente. Essa confusão entre as palavras acontece por causa de outra classificação na gramática, os Homônimos imperfeitos, enfatizados em homófonos, que implica em palavras que possuem a mesma pronúncia mas a escrita é diferente. Porém, ambas são
adjetivos uniformes, uma vez que apresentam a mesma forma em qualquer um dos gêneros.

Confira os exemplos das palavras homófonas em frases:

Decente:

  • Sua roupa não é nada decente, pode ir se trocar agora!
  • Não se pode julgar a atitude dele, pois sabemos que se trata de uma pessoa decente.

Descente:

  • Aqueles bichos soltos, são vistos sempre na descente do rio.
  • Acho melhor seguirmos por este lado, já que as escadas são apenas descentes.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?