DicasFree.com » Gravidez » Como funcionam os testes de gravidez

Como funcionam os testes de gravidez

Os famosos testes de gravidez de farmácia são conhecidos por serem muito precisos na detecção de uma possível gestação. Saiba como esse teste funciona.

     

Os testes de gravidez geralmente encontrados em qualquer farmácia são conhecidos por sua eficácia em determinar se a mulher está grávida ou não. Por serem muito precisos, costumam ser a base “tira dúvidas” das jovens hoje em dia.

O funcionamento desses testes é bastante simples e seguem uma lógica comum no meio médico para esse diagnóstico. Tudo vai depender de uma reação química no teste.

Teste com resultado positivo

Teste com resultado positivo

Funcionamento

Esses testes funcionam com uma reação entre os elementos presentes em seu interior e o hormônio hCG presente na urina da mulher. O hormônio pode ser detectado na urina porque é filtrado pelos rins e descartado pelo sistema excretor.

O hormônio hCG só é produzido quando há fecundação do espermatozoide com o óvulo. Antes disso, a mulher não possui nenhum quantidade desse hormônio em sua circulação sanguínea. Por isso, quando o teste detecta a presença desse hormônio único, quer dizer que a mulher está grávida.

Desse modo, ao contado com a urina, as reações químicas acontecem e a presença do hormônio é efetuada com uma cor (geralmente duas listras vermelhas em duas janelas) no teste.

Como fazer?

Efetuar o teste é muito fácil, basta seguir as instruções da bula. Em base todos os testes são parecidos, mas é bom dar uma conferida antes. Confira abaixo alguns passos básicos desse processo:

  • Urine em um recipiente seco e limpo (alguns testes trazem esse recipiente na embalagem). Não é necessário usar a primeira urina da manhã.
  • Retire a tampa indicada no teste e mergulhe o tecido absorvente na urina por 5 a 10 segundos. Depois, retire-o e tampe o teste novamente.
  • Espere o tempo indicado na bula. Geralmente é entre 1 a 5 minutos para dar o resultado preciso. Não olhe antes nem muito depois para eviar julgamentos falsos.
  • Os testes de gravidez possuem duas janelas, uma de resultado e outra de controle. Será positivo quando a cor aparecer na janela de resultado e na janela de controle, mesmo que mais clarinha ou mais escura. Será negativo quando só aparecer a cor na janela de resultado e janela de controle permanecer branca.

É recomendável que realize o teste quando a menstruação estiver a uma semana atrasada. caso o teste dê negativo, refaça-o uma semana depois para ter certeza.

Quando o teste pode falhar?

Negativo: Um falso resultado negativo pode acontecer quando a gravidez ainda estiver em um estado muito inicial, contendo quantidade de hCG insuficientes para serem detectadas no teste. Por isso foi recomendado acima realizar o teste duas vezes em períodos de tempo diferentes. (o primeira na primeira semana de atraso e o segundo na segunda semana de atraso)

Positivo: Um falso resultado positivo é mais raro e pode acontecer quando a mulher estiver tomando remédios que contenham esse hormônio na fórmula. Algumas doenças raras também podem causar a produção do mesmo sem a gravidez.

Mulheres que deram a luz ou que passaram um processo de aborto a menos de 8 semanas aproximadamente também podem apresentar uma falso resultado positivo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?