Antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional?

Os anticoncepcionais mudaram uma geração de mulheres e casais desde sua invenção. Isso porque graças a eles, casais puderam ter relações sexuais sem a utilização de preservativos e sem risco de gravidez.

Esses medicamentos quando ingeridos na forma correta (sempre no dia e na hora certa) podem sim impedir que o óvulo seja fecundando, descartando assim a possibilidade de gravidez. Porém, há algumas situações em que o anticoncepcional pode falhar, uma delas é durante a ingestão de antibióticos.

antibiotico

Antibióticos e o Anticoncepcional

Seja qual for o problema que a mulher tenha tido e que precisa de um medicamento antibiótico, o importante é ficar atenta ao que pode acontecer. Os antibióticos podem sim cortar o efeitos dos anticoncepcionais.

Isso ocorre porque esses medicamentos destroem algumas bactérias comuns no estômago que impedem a reação enzimática para com a pílula anticoncepcional, o que impede que os hormônios contidos nela sejam absorvidos pelo corpo, tornando-a ineficaz.

O que fazer?

O ideal é que durante o tratamento com os antibióticos, a mulher só tenha relações sexuais utilizando preservativos, pois o anticoncepcional não funcionará de forma correta.

Após a cura da doença ou após parar de tomar os antibióticos a mulher poderá voltar a confiar na eficácia da pílula. Porém, é aconselhável esperar alguns dias antes de ter alguma relação sem preservativo, para evitar que o efeito do antibiótico ainda não terminado possa influenciar numa possível concepção.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *