DicasFree.com » Mulher » Alteração do muco no período fértil

Alteração do muco no período fértil

Entenda as diferenças do muco vaginal no decorrer do ciclo menstrual e o que cada uma das ocasiões podem corresponder na prática, clicando no artigo aqui do Dicas Free.

     

Durante o ciclo menstrual, diversas mudanças acontecem no corpo da mulher em decorrência do aumento na produção de alguns hormônios essenciais para cada período. Algumas dessas mudanças podem ser visíveis e mensuráveis pela mulher se ela souber identifica-las.

A mudança dos aspecto do muco vaginal é uma das mudanças que podem ser percebidas pelas mulheres caso elas entendam do assunto. Nesse artigo, será mostrado como identificar cada caso de mudança e o que ele significa. Para o melhor entendimento, observe a figura abaixo. Para fazer os testes, basta posicionar os dedos na entrada da vagina e recolher uma pequena quantidade de muco.

muco

O Caso A - ausência de muco ou umidade

Esse caso ocorre geralmente no fim ou início de um novo ciclo menstrual e é quando há menos chances da mulher engravidar. Acontece porque nesse período a acidez da vagina da mulher pode ser suficiente para evitar que os espermatozoides sigam vivos pelo canal vaginal. Quando feito o teste, geralmente não fica umidade entre os dedos, o muco é muito fino e não gruda entre os dedos, como mostrado na figura A.

O Caso B - o muco estéril

Acontece durante o ciclo e as chances de engravidar são pequenas, porém não muito confiáveis. Tem aparência e textura grossa, pastosa, podendo ser esbranquiçado ou opaco e por essa razão dificulta a passagem dos espermatozoides. Para identifica-lo, basta fazer o teste dos dedos. Ao juntar os dedos embebidos com o muco e separa-los, o muco ocasionará pequenas elevações semelhante ao efeito de cola, exemplificado na figura B.

O Caso C - o muco fértil

Acontece durante o período fértil da mulher e está em condições ideias para a movimentação dos espermatozoides e serve também como alimento para a sobrevivência deles. A aparência dele nessas circunstancias é de clara de ovo, e quando pressionada e separada entre os dedos, pode ser esticada até se quebrar como se fosse uma liga, exemplificada na figura C.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?