DicasFree.com » Química » A densidade da água

A densidade da água

A densidade da água é medida através do estado em que ela se encontra, seja sólido ou líquido.

     

Densidade da água

Como bem sabemos, a água é um recurso natural. Cerca de 70% do nosso planeta é composto por ela, a estimativa que se tem é de que 1,4 bilhões de quilômetros da Terra são compostos por água. Para a vida humana e demais seres vivos a água se faz indispensável.

Todas as substâncias encontradas na água não se comparam com as encontradas em nenhum outro tipo de líquido. As características da mesma estão em sua densidade, essa pode entrar em estado líquido ou sólido (no caso dos cubos de gelo). Essa mesma densidade é medida da seguinte forma:

Densidade = massa / volume.

Do mesmo corpo é medida a massa (ou seja peso) e o volume (tamanho). Quando esta é encontrada em estado sólido, apresenta menos densidade do que em estado líquido. Quando encontrada em estado líquido, em temperatura a 20°C, sua densidade chega a 0,99 g/cm³ 

Um copo com gelo explica muito bem a densidade da água e devido a isso, entendemos porque o mesmo flutua sobre a água

Copo com gelo (Foto: Reprodução)

Seus limites de densidade se apresentam quando a temperatura está para 4°C, chegando a uma densidade referente a 1,000 g/cm³. Em estado sólido, esse percentual diminui para 0,92 g/cm³. Um bom exemplo de maior densidade pelo estado sólido é o gelo que flutua sobre qualquer quantidade de água.

Para testar, coloque um cubo de gelo em um copo d’água e verá precisamente como o processo funciona. É exatamente por isso que os icebergs, que são grandes estruturas em gelo, podem flutuar levemente por cima do mar. As densidades são diferentes, porque em estado sólido ele atrai com mais intensidade o par de elétrons.

O processo funciona da seguinte maneira: como bem sabemos, as moléculas de água são feitas com dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. O oxigênio é mais eletronegativo que o hidrogênio, isso faz com que a atração ao par de elétrons seja intensa.

Cria-se, então, uma área com carga elétrica elevada. Com a atração feita pelas moléculas positivas e negativas, acontece as interações intermoleculares. A intensidade encontrada denomina as ligações de hidrogênio. Desta maneira é vista a densidade da  água.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?