Porquê o peido fede?

O pum é um processo natural do corpo de todo ser humano.

Expelir os gases se trata de uma necessidade que qualquer ser vivo tem, pois se não peidarmos ou arrotarmos podemos vir a ter diversos problemas relacionados a saúde causados por estes fatores biológicos naturais.

A palavra “flato” vem do latim “flatus“, que por sua vez significa sopro, sendo então o peido uma composição bastante variada de gases que é expelida pelo ânus com ou sem som. A existência e intensidade do som vai variar de acordo com o espessura que esfincter anal se encontra.

O peido é um gás intestinal que é formado em decorrência dos diversos tipos de gases que são ingeridos durante a mastigação e deglutição na alimentação junto com a saliva. Assim, aquelas pessoas que comem muito rápido ou falam enquanto comem têm uma grande probabilidade de expelirem esses gases mais vezes que uma pessoa que faz esse processo de forma mais adequada.

Mas porquê o peido fede?

Os peidos tem em sua composição uma pequena quantidade de sulfeto de hidrogênio, mais conhecido como gás sulfídrico e também por enxofre. Quanto mais enxofre você consumir na sua dieta, mais desses gases serão reproduzidos dentro do intestino, resultando assim em puns altamente mal cheirosos.

O pum é um processo natural do corpo de todo ser humano.
Pum.
(Foto: Reprodução)

Os pratos que costumam produzir gases mais fedorentos são aqueles que envolvem alimentos como cebola, couve-flor, ovos e feijão.

Peidar em público

Como foi deixado bem claro, a ação de expelir gases é absolutamente normal e acomete a toda a população mundial. Portanto, não tenha medo ou receio de peidar na frente das outras pessoas ou em lugares públicos, pois este é um ato de natural manifestação orgânica e caso você o evite, a única pessoa que sairá prejudicada é você mesmo.

Curiosidade

⇒ Você já reparou que quando está na água, como por exemplo, no banho ou em uma piscina, o peido fede muito mais que o normal? Isso acontece porque ao entrar em contato com o cloro, ele se transforma em um gás altamente tóxico, o monoclorometano, um gás sem cor e de característica inflamável, seu cheiro costuma lembrar a ferrugem.

⇒ Em média uma pessoa solta por dia um litro de peido, o que corresponde a cerca de 14 diários. É difícil determinar qual o volume que eles têm, entretanto é possível se estimar a quantidade e frequência com que eles acontecem. Para isso você deve estar sempre relaxado e nunca segurar, pense nisso como um pequeno experimento científico onde você pode anotar quais os alimentos que comeu e associar a eles a intensidade do mal cheiro e quantidade de peidos.

Tipos de pedras que podem ser colocadas num aquário

Pedras em aquários

Ao primeiro olhar, tendemos a acreditar que pedras são todas iguais, principalmente as utilizadas em aquários. Contudo, não é bem assim, é preciso entender para quê elas servem e então compô-las dentro da caixinha de vidro.

Essas rochas ou pedras são responsáveis por dar melhor aparência ao ambiente, além do efeito visual que proporciona para abrigar os peixes. Na hora de montar esses aquários, muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais tipos de pedras utilizar.

Vamos entender um pouco melhor sobre o assunto.

Minerais – servem tanto para decoração quanto para diminuir a sujeira acumulada na água, é uma boa pedida.

Observação: Alguns tipos de pedras podem soltar algumas composições que prejudicam a qualidade da água e também o oxigênio.

Pedras em aquários
Pedras de aquário. (Foto: Reprodução)

Pedras calcárias – não podem ser usadas. Elas aumentam o nível de alcalina na água, o que prejudica também a qualidade do oxigênio. Para saber se uma pedra é calcária, molhe-a com um pouco de vinagre, borbulhando é calcária, descarte.

Metálicos – soltam materiais tóxicos na água, prejudiciais aos peixes, não devem ser usadas.

Pedras recomendadas

  • Fluorita;
  • Basalto;
  • Quartzo branco;
  • Granito;
  • Pedras redondas de rio.

Pedras que não devem ser usadas em aquários

  • Mármore;
  • Calcita;
  • Espato;
  • Conchas marinhas.

O que mais pode ser colocado?

  • Troncos para evitar desabamentos;
  • Luzes para dar claridade;
  • Aquecedor (lembrando de deixá-lo em temperatura ambiente).

Como preparar as pedras para o aquário?

Delicadamente devem ser lavadas com escovas, partes cortantes devem ser eliminadas (lixando). Antes de inseri-las na água, procure fervê-las por 20 minutos e deixar de molho por 48 horas em uma solução de água sanitária para cada dez litros de água. Lave-as bem em água corrente e deixe de molho por mais uma semana em água limpa.

Preparando o aquário

O fundo deve ser forrado de cascalho entre 2 e 3 centímetros, assente as pedras em cima desse.

Dica

Uma dica interessante é colá-las (depois de secas) com cola de silicone, formando arranjos e pequenas grutas, deixe secar por 24 horas, lave-as novamente e adicione a seu aquário.

Benefícios das pedras

  1. Elas dão aspecto natural ao ambiente.
  2. Proporcionam o crescimento das algas verdes.
  3. Ajudam a regular a temperatura do aquário.

Inscrições The Voice Brasil 2015 kids

Crianças participantes do The Voice Brasil.

O ano de 2015 promete inovar vários programas da televisão brasileira. Um deles, o The Voice Brasil, muito querido pelos brasileiros, traz uma novidade fofíssima! Além de ser a quarta edição do programa, crianças também participarão, não é demais?

Para entrar nesse time você precisa ter entre 9 e 15 anos, ser totalmente desinibido, além de cantar bem. É muito simples fazer sua inscrição, basta gravar um vídeo cantando e demonstrando sua arte, naturalmente, sem grandes efeitos!

Se ficou realmente interessado, clique aqui e confira todo o regulamento oficial para participação. Nas páginas a seguir estará descrito todo o passo a passo para transformar sonho em realidade com o seu talento.

Atenção!

Crianças participantes do The Voice Brasil.
The Voice Kids.
Créditos da imagem: http://gcn.net.br.

Todos os menores que forem participar precisarão ter consentimento e o apoio dos pais. Tendo em vista que um responsável legal deverá representá-lo em todas as etapas do programa, caso passe para a próxima fase e seja um dos escolhidos.

Somente os tutores poderão fazer a inscrição das crianças, lembrando que esses deverão respeitar tudo o que for estipulado pelo regulamento. Após ler e concordar com tudo que fora requisitado, basta clicar aqui e realizar a inscrição.

Dois pontos importantes

Você deverá cadastrar-se no globo.com.

Não é necessário ser assinante para se cadastrar ou participar.

Para facilitar a vida e manter-se informado sobre tudo o que vai rolar nessa primeira fase, indicamos que curta as redes sociais do programa.

The Voice Kids – BrasilFacebook

@thevoicekidsbr / Twitter

O (seu) sonho (e) do seu filho está mais próximo de ser realizado do que imagina! Não perca mais tempo. Inscreva-se!

Por que respiramos?

Respiração

A respiração é uma função tão essencial quanto qualquer outra realizada no organismo. Todos os seres vivos precisam deste elemento para sobreviver, para nós, assim como animais e plantas, sua falta resultaria na impossibilidade de realizar qualquer atividade corriqueira.

Por que respiramos e como funciona o sistema respiratório?

O ar que respiramos fornece oxigênio ao sangue e as células presentes no corpo, o oxigênio entra em contato com o sangue através do aparelho respiratório e permite as trocas de ar. A troca consiste no fornecimento de oxigênio ao sangue, o sangue, através dos pulmões, rejeita o dióxido de carbono.

A importância da respiração.
Por que respiramos? (Foto: Reprodução)

O processo de inspirar e expirar acontece por meio de diversos atos, permitindo a passagem de ar pelas vias respiratórias. Para entendermos melhor como funciona nosso sistema respiratório vamos por partes.

» O aparelho é composto por tratos respiratórios divididos em superior e inferior.

» Eles são responsáveis pelo movimento do ar para dentro e fora das vias aéreas, ou seja, inspiração e expiração.

» O trato superior, que corresponde as vias aéreas, aquece e filtra o ar inspirado. Enquanto o inferior, os pulmões, brônquios e alvéolos pulmonares realizam a troca gasosa na expiração.

Depois de saber um pouco sobre o funcionamento de nosso sistema respiratório, a resposta para a pergunta feita no título não exige muito. Mas é algo algo que nos faz refletir e questionar a nós mesmos.

Afinal, por que respiramos?

» Respiramos para viver, realizar tarefas do dia-a-dia, entre outras necessidades.

A importância da respiração é tão grande quanto a fotossíntese para as plantas, sem a respiração somos incapazes de realizar o ciclo da vida de nascer, crescer, se reproduzir e morrer.

Podemos fazer uma simples comparação sobre a importância da respiração para nós a um veículo que necessita de combustível para se locomover. Assim somos nós. Movidos pelo oxigênio. Combustível encontrado com abundância na natureza e que nos permite a sobrevivência.

Como estimular a criatividade?

Você não está tendo um bom desempenho no emprego ou na universidade? Sente-se desestimulado devido a correria do dia a dia e não sabe o que fazer para dar um “up” na imaginação? Calma “aê”.

Primeiramente mantenha em mente que todos nós possuímos tal virtude, o poder da “criação”. O que ocorre, se tratando dessa entrave, é a sobrecarga do dia a dia que pode nos afetar muito mais do que imaginamos. Entretanto, para isso há uma solução, ou melhor, diversas soluções.

A não criatividade faz nascer o estresse e gera desconfortos físicos e psíquicos em diversos meios devido a monotonia. Ela é necessária em praticamente todas as áreas, como:

  • Relacionamentos profissionais
  • Relacionamentos amorosos
  • Relacionamentos familiares
  • Criação de projetos
  • Efetuação de trabalhos
  • Organização de serviços

Deseja ativar o botão da criatividade? Vem com a gente!

Primeiro passo: faça o que der vontade de fazer.

Saia com os amigos, conheça pessoas de ideias diferentes do seu habitual, viaje para longe de centros urbanos de carro, moto ou carona, sozinho ou acompanhado, tenha um tempo só para você, pense em si, faça meditação (isso ajuda a equilibrar o corpo e o espírito), a mesma trará paz e consequentemente inspiração.

Desperte a imaginação através de diversas atividades.
Criatividade (Foto:Reprodução)

Aprenda a tocar um instrumento, do mais simples como o violão ao erudito como órgão. Leia bons livros, pois além de proporcionarem entretenimento, exercitam a mente. Opte por um estilo literário de sua preferência e deleite-se da boa leitura.

Compre uma tela do tamanho que desejar, tintas e pincel. Libere sua imaginação. Desenhe formas de pessoas, paisagens ou objetos, fique à vontade. Se não, solte as tintas de variadas cores, ao final verá o resultado da obra. Não pense em nada, apenas desenhe como se estivesse em transe profundo, deixe a criatividade fluir.

A criatividade ou uso da imaginação lhe estimula a uma visão mais ampla da vida, sobretudo o que está a sua volta. Sabe-se que a capacidade de imaginar e volver os olhos para o futuro, é simultaneamente um passo para adquirir novos conhecimentos.

E como já citado no início do texto, “nenhum ser é desprovido de tal virtude”. Invente, reinvente, você é capaz. Todos nós somos. Desperte a imaginação também para as coisas mais simples da vida, deixa a preocupação e o estresse do trabalho de lado. Uma vez que a falta de ânimo espelha-se no desempenho do trabalho.

Por isso é necessário dedicar um tempo só para fomentar a criatividade. Não deixe para amanhã o que você pode fazer agora, não se censure. Deixe que a magia da criatividade tome conta de você. Não há segredos!

O mais importante é que viva de acordo com suas ideias e pense no futuro como algo que deve sim ser planejado, mas antes disso, a vivência do que é presente transforma suas ideias em obras espetaculares, pense nisso!