DicasFree.com » Português » Quisesse ou Quizesse

Quisesse ou Quizesse

Uma das dúvidas mais frequentes se refere ao uso do “s” e “z”. Qual a grafia correta? Quisesse ou quizesse? Confira agora no Dicas Free,

     

Já não é novidade que o português é um dos maiores pesadelos dos alunos nas escolas de todo o Brasil. Mesmo os já formados ou adultos ainda possuem uma série de dificuldades de aprendizado com relação a língua. As vezes, por mais que algum indivíduo possua conhecimento específicos sobre o idioma português do Brasil, pode acabar tropeçando em alguma das centenas de regras.

A língua portuguesa dispõe de centenas de regras.

A língua portuguesa dispõe de centenas de regras.

As dúvidas são várias quanto a grafia correta das palavras, geralmente envolvendo letras que em certas situações possuem o mesmo fonema ou sonoridade parecida, como é o caso do “s” e do “z”.

As aplicações dessas duas letras são centenas e acabam confundindo aqueles que não dominam uma grande maioria de regras ou que não conseguem articula-las de forma a entender o funcionamento lógico das aplicações linguísticas.

A exemplo da questão mencionada no início da matéria, a aplicação da letra “z” no verbo “querer” é inviável e incorreta. A utilização da letra “s” é obrigatória em suas flexões. Portanto, a forma correra da grafia é “quisesse”.

Isso pode ser rapidamente solucionado de outra forma também. Pensando na flexão “quis” do verbo, é possível perceber que esta é terminada em “s”. Se “quis” é terminado em “s”, isso quer dizer que a outra flexão manterá o “s”.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?