DicasFree.com » Menstruação » Qual é o dia da menstruação?

Qual é o dia da menstruação?

Como podemos entender, a menstruação não tem dia correto. Entenda porque através deste artigo.

     

Na verdade, esse é um tema bastante complicado. Porque verdadeiramente, não existe um dia correto para a vinda da menstruação. Como o metabolismo e o organismo de todas as mulheres são diferentes uns dos outros, a contagem correta de um dia do mês não existe e nem pode.

Ciclo Menstrual

Assim como há mulheres que entram em seu ciclo no começo do mês, existem também aquelas que só abrem o seu na metade ou no fim do mês. É relativo e isso depende única e exclusivamente do organismo da mulher em questão.

A proximidade que se tem de dias exatos é de 21 dias. O que acontece é que de 21 em 21 dias a menstruação “desce”. Só que, lembrando que esse dado não é 100% afirmativo. A verdade é que as mulheres tendem sempre a ter ciclos menstruais diferentes. O organismo influencia tanto que existem mulheres que liberam uma quantidade maior de sangue durante a menstruação, e outras que liberam muito pouco. Há mulheres que sofrem por causa das cólicas com contrações e outras que nem sofrem com as mesmas.

Toda mulher tem ciclo menstrual ?

Há mulheres que também não tem o ciclo menstrual regular. Por isso, não é possível dizer ao certo que dia pode vir a menstruação. Ela pode variar muito, entre 15 a 28 dias. Mulheres que tem o ciclo desregulado devem procurar seu médico e pedir que ele a oriente para regular o seu através de medicamentos.

A faixa etária de idade que geralmente ocorre o ciclo irregular é a adolescência, mais precisamente até os 21 anos de idade. Até aí, o organismo feminino está sofrendo uma mudança. O útero infantil está dando lugar ao adulto e isso altera o ciclo normal da menstruação.

Orientação médica

Quaisquer dúvidas a respeito de sua menstruação, ou se você notar diferença no seu ciclo, até mesmo se sofre de cólicas constantes durante o ciclo. É necessário que você procure seu ginecologista e relate a ele tudo o que está acontecendo. Muitas doenças podem dar seu primeiro sinal, através da alteração do ciclo menstrual.

Por isso, é muito correto que você procure um médico, assim que notar diferenças. Esteja sempre atenta ao seu corpo e a sua saúde genital, isto é de extrema importância para se viver bem.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?