DicasFree.com » Carro » Placas de trânsito para a prova do DETRAN

Placas de trânsito para a prova do DETRAN

Confira no artigo algumas informações sobre a prova teórica do DETRAN e conheça algumas das placas de trânsito mais importantes.

     

No Brasil, toda pessoa que queira adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) independente da categoria desejada, deve participar de todo os procedimentos legais determinados, como frequentar e praticar a aulas das autoescolas, realizar exames físicos e psicotécnicos, e ainda realizar prova teórica de conhecimentos específicos, bem como a prova de direção, que finaliza todo o processo.

Obtenção da CNH só ocorre através do procedimento determinado pelo DETRAN.

Cada um dos procedimentos realizados, possuem a finalidade de demonstrar a aptidão de cada indivíduo na respectiva categoria. Na prova teórica, por exemplo, são enumerados uma série de questões com múltipla escolha relacionadas a diferentes temas, como lei de trânsito, direção defensiva, cidadania, meio ambiente, primeiros socorros e a algumas indicações sobre o uso e definição das placa de trânsito.

Para obter um bom resultado neste teste, a pessoa precisa realizar as aulas disponibilizas pela autoescola. São ministrados vários temas que são importantes para a formação de condutores conscientes e apteis, que além de adquirem instruções de conduta no volante, também aprendem todas leis e afins. Na prova teórica composta de aproximadamente 30 questões, estão relacionadas vários dos temas das aulas, portanto, pode cair conteúdos aleatórios.

A prova teórica do DETRAN traz conteúdos variados com questões de múltipla escolha.

Como existem inúmeras placas que consistem na regularização do trânsito, o candidato precisa ter conhecimento de cada uma delas, desde utilização, definição e etc. Para isso que servem as aulas e todo o material disponibilizado com esse conteúdo, além disso, dentro do próprio site do DETRAN, e de outros portais relacionados ao trânsito, pode-se encontrar um série de conteúdos importantes a cerca das placas.

Geralmente, a prova teórica que é marcada com antecedência, tem seu resultado divulgado de maneira muito rápida, se for realizada na parte da manhã, por exemplo, a pessoa já tem o resultado no período da tarde. Para se chegar até essa fase da prova de conhecimentos específicos, é necessário fazer a entrega de vários documentos, pagamento de taxas e etc, todas as informações são adquiridas por meio das empresas de autoescola cadastradas no DETRAN.

O estudo das placas, contribui para o aumento do conhecimento das mesma, bem como o aperfeiçoamento da própria condução de veículos, seguindo as normas de trânsito. Dentro do site do DETRAN (http://www.provadetran.com.br), existem várias informações úteis, relacionadas a obtenção da CNH, normas leis, e outras determinações. Se informar é a melhor forma de aprender mais sobre as placas de trânsito e assim poder tirar uma nota adequada na prova teórica. Conheça algumas das placas e seu uso correto:

Sinalização de Regulamentação:

R-40 — Trânsito proibido a carros de mão.

  • Informa ao condutor de carro de mão a proibição de transitar a partir do ponto sinalizado, na área, via, pista ou faixa.

 

R-33 — Sentido circular na rotatória

  • Informa ao condutor do veículo a obrigatoriedade do movimento no sentido anti-horário em rotatória.

 

R-37 — Proibido trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores.

  • Informa ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a proibição de transitar a partir do ponto sinalizado na área, via, pista ou faixa.

 

R-29 — Proibido trânsito de pedestres

  • Informa ao pedestre a proibição de transitar na via ou na área com restrição.

 

R-36a — Ciclistas à esquerda, pedestres à direita

  • Regulamenta o trânsito de ciclistas à esquerda e pedestres à direita da área, via ou pista.

 

Sinalização de Advertência:

A-18 — Saliência ou Lombada

  • Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de saliência, lombada ou ondulação transversal sobre a superfície de rolamento.

 

A-38 — Largura limitada.

  • Adverte ao condutor da existência, adiante, de restrição de largura máxima do veículo, com ou sem carga.

 

A-36 — Animais selvagens.

  • Adverte ao condutor do veículo da possibilidade de presença, adiante, de animais selvagens na via.

 

A-40 — Passagem de nível com barreira

  • Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de um cruzamento com linha férrea em nível com barreira.

 

A-27 — Área com desmoronamento

  • Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de área sujeita a desmoronamento ocasionado por instabilidade no talude ou por obras.

 

Sinalização de Indicação:

1. Placas de Identificação

2. Placas de Orientação de Destino

3. Placas Educativas

4. Placas de Serviços Auxiliares

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?