DicasFree.com » Favela » Origem da favela

Origem da favela

Confira no artigo as informações sobre a origem e expansão das chamadas favelas, que atualmente estão presentes em quase todas as grandes cidades.

     

Especificadamente a favela surgiu a partir da necessidade de um determinado grupo da população carente de muitos recursos, em se instalar para manter sua sobrevivência. Historicamente, há indícios da criação da primeira favela no estado do Rio de Janeiro, logo depois que aconteceu a Guerra de Canudos e no estado de São Paulo em meados da Segunda Guerra Mundial. Com a aceleração do processo de industrialização e urbanização, os soldados e sobreviventes dos conflitos obtiveram autorização para construir cortiços em terrenos sem valor de mercado.

Início das favelas.

Com o passar do tempo, a áreas valorizadas e o setores com maior poder aquisitivos forma cada vez mais modernizados e encareciam muito seus imóveis. A medida que a zona sul de expandia, mais aglomerados e inabitáveis ficavam os cortiços, pois neles não havia nem saneamento e os recursos eram precários. A partir da década de 50 os cortiços eram vistos como um problema pela população que possuía mais recursos, acreditavam que os barracos traziam má imagem da cidade.

Por determinação dos governantes da época, foi feita uma evasão e destruição dos cortiços, mas o que seria a resolução de uma questão, consequentemente gerou outro ainda maior. Sem alternativa os cidadãos expulsos foram construindo barracos e pequenas casas nos terrenos não povoados que ficavam em torno dos centros urbanos. Assim nasceu as comunidades denominadas como favelas, cresceram rapidamente a medida em que os anos se passam, pois não existe programas do governo que garanta direitos a moradia e inserção social suficientes.

Hoje, uma das favelas pacificadas pela polícia militar.

O nome Favela se deu após os antigos soldados que ali constituíram suas morada encontrarem uma planta característica da caatinga que tinha como característica se desenvolver na encosta de um morro presente na região de Canudos, local que era chamado de Morro da Favela. A formação das favelas também teve contribuição dos escravos livres que após a abolição não detinham posses, tão pouco terras e tinham que esse virar com podiam, fazendo ocupações informais em locais desvalorizados e de difícil acesso.

Apesar de uma enorme evolução das questões sociais, bem como o acesso maior a diferentes recursos, as favelas continuam sendo comunidades sem tantas condições de sobrevivência e ainda se tornaram centros de comandos e facções de bandidos. Vários grupos criminosos se impuseram nas comunidades e a mesma é discriminada, como sendo local de pobres e de marginais. Muita coisa tem mudado nas favelas, principalmente a diminuição da violência, mas a restruturação da mesma como parte integrante da sociedade ainda caminha em passos lentos, à espera da iniciativa mais intensa dos governantes.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?