DicasFree.com » Estudos » O que são as palavras monossilábicas?

O que são as palavras monossilábicas?

Não sabe o que são palavras monossilábicas ou tem dúvidas sobre elas? Acompanhe este artigo, se esclareça e saiba mais sobre o assunto. Clique já!

     

Diariamente estamos a proferir palavras diversas, monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Mas, espere um momento, você sabe o que são palavras monossilábicas? Qual a função delas na gramática? Se a resposta para essas perguntas for “não”, acompanhe-nos neste artigo e descubra agora mesmo!

Em regras gerais da Língua Portuguesa, as palavras são categorizadas de acordo com o número de sílabas que possuem. Elas podem ser consideradas monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas, determinadas de acordo com a quantidade de sílabas que essa possui.

Quando tratamos de palavras monossilábicas, sabemos então que falamos das que possuem apenas uma sílaba.

Por exemplo:

→ Mau, sou, luz e boi. ←

As monossílabas também podem ser definidas como átonas ou tônicas, em palavras tônicas há uma forma fonética quando pronunciadas destacando-se na oração.

Estudante.
(Foto: Reprodução)

Por exemplo:

→ Pé, pó, nós e cá. ←

Quando tratamos de palavras monossílabas em estado átono, estamos falando do inverso. Esse não possui uma autonomia fonética, o que então faz com que as palavras pronunciadas pareçam menos pontuadas ou mais fracas.

Por exemplo:

→ Um, lhe, me e que. ←

As palavras consideradas átonas são tidas como palavras vazias e por isso não podem ser usadas sozinhas para expressão de ideias. Em geral, são atribuídas a conjunções, preposições e alguns artigos.

Em todo caso deve-se ter atenção, pois tanto as monossilábicas quanto as classificações não são fixas. Desta maneira, a palavra, depende da frase e pode ser classificada como átona ou tônica de acordo com as circunstâncias.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?