DicasFree.com » Matemática » O que é energia cinética?

O que é energia cinética?

Confira nesse artigo o que é a energia cinética e como se da esse processo. Veja como calcular essa particularidade da energia mecânica e saiba qual a unidade utilizada nesse esquema.

     

O que é

A energia cinética é um processo que está relacionado ao movimento de qualquer corpo. Esse processo se dá por uma grandeza escalar e depende de uma massa e de um módulo de um corpo que esteja presente na questão ou na ação. A energia se dá pela velocidade, por isso, quanto mais velocidade o corpo possuir, mais cinética estará presente na representação.

Energia mecânica

A cinética é uma das formas de energia mecânica que se da por fator de velocidade, diz-se então que um corpo que está parado, apresenta essa particularidade nula, pois seu módulo não se encontra em movimento. Esse processo também se relaciona com o tamanho da massa do corpo presente, que modifica todo o processo dependendo dessa característica.

energia-cinetica

O corpo portanto recebe a energia em forma de trabalho e é todo esse processo que proporciona o movimento. Através de algumas especulações, é dito que quanto maior a velocidade e a sua massa, mais energia cinética estará presente na reação.

Exemplos

Um exemplo desse processo pode se dar por uma bicicleta e um carro. Visualizando as dimensões de ambos, é possível dizer que o carro possui mais massa e que se movimenta mais rápido que a bicicleta. Esse processo cinético sempre estará relacionado com a velocidade dos corpos e por sua massa, seu cálculo poderá ser realizado da seguinte maneira:

Ec=1/2mV²

* Onde:

m: massa

V: velocidade

* A energia cinética se corresponde sempre em unidade joule, onde 1 joule representa 1 kg.m²/s².

Teorema da energia cinética

O trabalho sempre é medido pelos resultantes de todas as forças aplicadas em qualquer ponto durante um certo intervalo de tempo e que é paralela a sua energia cinética durante esse período.

Esse processo também pode ser calculado pela formula de Torricelli:

V²=V0²+2.a.s

* Onde:

* V: velocidade final;

* V0: velocidade inicial;

* a: aceleração;

* s: variação de deslocamento.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?