DicasFree.com » Saúde » Modelos de cirurgia na orelha

Modelos de cirurgia na orelha

Entende os detalhes sobre a Otoplastia, uma cirurgia reparadora específica para corrigir deformidades nas orelhas.

     

Inúmeras pessoas sofrem com problemas relacionados a deformidades de suas orelhas, causada por vários motivos congênitos, como as orelhas muito pontudas, de tamanho desproporcional e muito abertas como no caso da orelha de abano. Também podem apresentar lesões acidentais e diferentes imperfeições no lóbulo,proveniente do excesso de uso brincos e /ou envelhecimento.

Para eliminar os inconvenientes tidos pelas deformidades na orelha, a melhor solução é a intervenção cirúrgica que neste caso é denominada especificadamente como Otoplastia, cirurgia esta indicada para pessoas a partir dos dos 7 anos idade, pois nessa período pouco se altera o formato da orelha. Com o objetivo de corrigir as alterações estéticas do formato da orelha, a Otoplastia consegue criar ou recuperar a aparência natural da orelha, deixando-a harmoniosa com o rosto.

cirurgia orelha

Processo cirúrgico de otoplastia.

A cirurgia de Otoplastia segue um padrão semelhante para os diferentes problemas, tanto em crianças, adolescentes e adultos, o ideal é fazer o quanto antes. Essa recomendação se dá por causa da dificuldade em reparar a orelha devido ao avanço de sua cartilagem. Em todas as intervenções, a incisão cirúrgica é feita na parte posterior da orelha, pensando justamente em não reunir cicatrizes evidentes e dessa forma, que tem cabelos compridos pode esconder perfeitamente.

No procedimento, fica a critério do paciente a opção de utilizar anestesia local com ou sem sedação e geral, por causa da simplicidade da cirurgia. Sendo assim, descola-se a pele da cartilagem, retira-se o excesso ou emoldura a ponta da orelha num rápido tratamento e em seguida a mesma é novamente fixada com a ajuda de pontos, mantendo sua nova posição.

resultado de cirurgia

Antes e depois da Otoplastia para orelha de abano.

Não há necessidade de repouso hospitalar, o paciente recebe alta no mesmo dia, uma vez que o procedimento dure apenas de 1 a 2 horas. Mesmo não possuindo sérios riscos ao paciente, a cirurgia requer cuidados posteriores, afim de evitar o surgimento de infecções, hematomas rompimento da sutura e cicatrizes. Por isso, é preciso evitar impactos e agressões, não dormir sobre a mesma por um período de até um mês e utilizar curativo imobilizador por até dois meses.

O profissional que lida com esse tipo de cirurgia é otorrinolaringologia, pois trata-se de uma procedimento na região auditiva do corpo humano, e esse médico possui especialização. O preço da cirurgia depende da clínica e o da região em que está localizada, geralmente, nos grande centro urbanos é mais caro. A margem de valor fica em torno de R$ 3 mil a R$ 6 mil, mas a cirurgia pode ser feita através do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o paciente fica na fila de espera por tempo indeterminado.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?