DicasFree.com » Escolar » Diacas para Redação: Aprenda a Fazer uma redação

Diacas para Redação: Aprenda a Fazer uma redação

Os jovens estão sempre se inscrevendo em vestibulares e se deparando com as redações. Para saber mais informações sobre a mesma e como evitar erros muito comuns, leia aqui.

     

A redação, para quem não sabe, é a parte mais importante do vestibular. Uma boa redação pode trazer a quem escreveu uma ótima pontuação da prova. Contudo, existem muitas pessoas que não se importam com a mesma.

Ortografia

Palavras erradas, pontuação incorreta e muitas outras coisas comuns, são o motivo de muitos perderem pontos no vestibular. Antes de escrever uma redação, é necessário que você tenha uma boa quantidade de informação sobre o assunto. Esteja atento a concordância do que está sendo escrito.

Primeiros passos

Primeiro, elabore em sua cabeça o que quer passar para o papel, passe segurança ao leitor e não o deixe pensando que você não sabe exatamente o que está dizendo.

Pontuação

Fique atento a pontuação, um dos erros mais comuns é relacionado a pontuação. Pontos nos lugares de vírgulas, exclamação, interrogação e tantos outros usados de maneira indevida. Além disso, há pessoas que usam o ponto e vírgula sem saber exatamente para que ele serve.

As redações da maioria dos vestibulares não tem aviso prévio sobre o tema, mas sempre são relacionadas a algo da atualidade, por isso é importante que você esteja por dentro do que vem acontecendo no mundo. Depois de ter certeza do que vai dizer nas linhas a seguir, você deve ser claro e bastante objetivo.

Leitura cursiva

A leitura não pode se tornar cansativa e o leitor não deve ter ânsia para acabá-la logo. Não use palavras difíceis, elas são inimigas do bom entendimento. Esteja ciente de que você estará escrevendo para pessoas comuns, leitores comuns.

Mesmo que a sua redação não vá ser lida por pessoas de baixo nível estudantil, ela certamente será lida por pessoas que desejam uma informação eficaz sobre o assunto. Outra coisa, não pense que por escrever muito, será aprovado. Há um ditado popular que diz “não pense que por falar muito, será ouvido”.

Informação desnecessárias

Essa é uma das maiores verdades que existem. Escrever demais, colocar informações desnecessárias só vai cansar as pessoas que lerem sua redação. Esteja atento a pontuação, aos erros ortográficos e principalmente ao limite estipulado. Não ultrapasse mais que 30 linhas e em todas as linhas encontre uma maneira de prender o leitor ao seu texto.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?