Célula procarionte e eucarionte animal e vegetal: Resumo, Esquema, Estruturas, Organelas e Funções

Todos os seres considerados vivos devem ser obrigatoriamente constituídos por células. As células são a menor parte viva e funcional de um ser e dentro dela,  processos químicos e biológicos complexos desempenham papéis fundamentais para a manutenção da vida.

Vamos nesse ensaio, falar sobre as células animais e vegetais, citando suas organelas e especificidades, realçando também suas diferenças e particularidades distintas. Confira abaixo.

Célula Animal e Vegetal

As células dos animais possuem em grande parte, processos parecidos em seu interior e em suas organelas. Seu formato é arredondado, e pode possuir núcleo definido (eucariótica) ou não definido (procariótica).

As células vegetais são muito parecidas com a células animais, porém possuem alguns elementos exclusivos devido aos processos de fotossíntese das plantas.

Célula Animal e Célula Vegetal

Essas células são geralmente dividas em três partes:

Membrana plasmática: Material fino e que envolve a célula e que possui grande elasticidade. É composto por duas camadas de lipídios e uma de proteínas.  Responsável por permitir e regular o acesso e circulação de nutrientes e elementos essenciais para os processos químicos realizados na célula. Na célula vegetal denomina-se Parede Celular e é mais sólida.

Citoplasma: O citoplasma corresponde a maior parte de todo o complexo celular, ou seja, o espaço entre a membrana plasmática o núcleo da célula. Uma solução aquosa, onde cerca de 80% é água e mais sais, proteínas e elementos essenciais para os processos da célula, estão contidas pelo citoplasma. Também estão localizadas as estruturas que desempenham a produção do RNA, material essencial na composição do DNA e o processo de ingestão e excreção da célula.

Núcleo: O núcleo é o regulador de todas os processos e trocas ocorridos na célula. O núcleo celular também abriga os cromossomos, que contem os genes e todo material genético correspondente ao indivíduo e que serão hereditários.

Organelas Citoplasmáticas

  • Lisossomos – Tubos digestivos que digerem as substâncias que adentram na célula por fagocitose.
  • Retículo Endoplasmático – São membranas em tubo que auxiliam na síntese de esteroides e que impedem que hormônios e qualquer outras substância nociva a célula entre.
  • Complexo de Golgi – Conjunto de membranas que armazenam as substâncias produzidas nos processos químicos do interior da célula.
  • Mitocôndrias – Membranas da respiração celular.
  • Ribossomos – Responsáveis pela síntese proteica, podendo ser encontrados em toda a célula e obrigatoriamente no Retículo Endoplasmático.
  • Cloroplastos – Só encontradas nas células vegetais, são responsáveis pela fotossíntese.
  • Peroxissomos – Membranas que armazenam enzimas responsáveis pela desintoxicação celular (eliminar aminoácidos e gorduras).
  • Centríolos – Membranas cilíndricas que tem sua atividade na divisão celular.
  • Vacúolo – Presente somente nas células vegetais, são membranas que armazenam as substâncias ergástricas (Amido, lipídios, proteínas e taninos)e podem ora expulsar a água da célula, ora participar dos processos digestivos.

Células Procarióticas

Célula Procariótica

São células mais simples e que não possuem todas as organelas das células eucarióticas, apenas os ribossomos para a síntese proteica. O núcleo não é definido e sim espalhado pelo interior da célula e a parede celular envolve todo o ser – já que os ceres com células procarióticas são unicelulares.

Acredita-se que por sua simplicidade, as células procarióticas tenham sido as primeiras no mundo e que deram origem aos primeiros seres vivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.